Ser é o bastante e indispensável!

“Não há limite para a produção de livros, e estudar demais deixa exausto o corpo. Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e guarde os seus mandamentos, pois isso é o essencial para o homem.” (Eclesiastes 12.12-13)

O grande segredo da vida está em quem somos, no caráter que escolhemos desenvolver. Está em não sermos um produto, o resultado dos acontecimentos de nossa vida, muitos dos quais não dependeram de nossas escolhas. O grande segredo da vida está em percebermos que temos escolhas. Se não pudemos escolher o que aconteceu, podemos escolher como vamos lidar com isso. Num mundo de pecadores todos ferimos e somos feridos. Todos vitimamos pessoas com nossos erros e somos vitimados pelos erros delas. Nem tudo, para dizer o mínimo, está sob nosso domínio e não há, de fato, garantias. Num mundo de pecadores a “Lei da Semeadura” vale, mas não é infalível. Em Eclesiastes lemos que “o tempo e o acaso” podem frustrar qualquer um (Ec 9.11). Por isso, nem sempre o mais capaz ou mais bem preparado tem sucesso. O “tempo e o acaso” impossibilitam um mundo justo.

Muitos acreditam que a solução para o mundo é a educação. Vitor Hugo disse que abrir uma escola é o que precisamos fazer para fechar uma prisão. A educação tem sim grande valor. Lamentamos que em nosso país ela seja tão mal conduzida. Hoje, Dia do Professor, celebramos e lamentamos o desprestígio com que são tratados, exceto alguns poucos. Em especial na educação básica, é lamentável a atitude do Governo! Educar precisa ser uma prioridade pois é muito importante para o futuro da nação! Mas ela não é bastante. O conhecimento não produz automaticamente o caráter. A maioria dos políticos e empresários que são alvos da Operação Lava Jato tem um currículo louvável. Mas o caráter lamentável. O temor a Deus é o que nos redime como pessoas e como nação. É preciso um caráter cujas raízes sejam o amor a Deus e ao próximo. É preciso “ser” para viver, honrar a Deus e estar em paz. A vocação dos filhos de Deus é “ser”. Não é “fazer”, não é “saber e muito menos “ter”.

Precisamos “ser” e só seremos quem precisamos se nos alimentarmos daquele que é a fonte da vida, daquele que É o que É. Para “ser” precisamos reconhecer Aquele que É. Jesus veio nos revelar com Sua própria vida quem devemos ser para termos verdadeiramente uma vida. Ele nos trouxe o amor que nos redime dos desamores que sofremos. Trouxe-nos o perdão que nos liberta dos erros que cometemos. Por isso o caminho da vida não é justificar ou negar, mas confessar! Trouxe-nos a misericórdia que se renova sobre nós diariamente e nos preserva a vida. Deveríamos ser mais humildes por causa dela. Trouxe-nos a graça que é exatamente do tamanho que necessitamos para superar nossas fraquezas. Por tudo que Jesus é, fez e nos trouxe, podemos “ser”. Não podemos fazer da vida o que quisermos e nem podemos usar Deus para obter da vida o que quisermos. Mas podemos nos entregar a Deus e andar com Ele. E assim, vir a ser. Que entendamos, de uma vez por todas: Nossa vida está em Cristo!

 

ucs

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui