Senai espera atender mais de 10 mil micro, pequenas e médias indústrias em 2025

Senai espera atender mais de 10 mil micro, pequenas e médias indústrias em 2025
Senai espera atender mais de 10 mil micro, pequenas e médias indústrias em 2025. Foto: José Paulo Lacerda/CNI

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) anunciou nesta segunda-feira (10) que deverá atender 10,8 mil micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) de todo o Brasil em 2025. A iniciativa faz parte do programa Brasil Mais Produtivo, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), tem como objetivo é melhorar o desemprenho e a produtividade.

“Em 2025, a meta é realizar cerca de 10,8 mil atendimentos, sendo 7.689 com consultorias e 3.120 com tecnologias de fábricas inteligentes”, diz o comunicado.

Em 2024, o Senai realizou este tipo de serviço com cerca de 8 mil MPMEs. A entidade oferece consultorias para aumento da eficiência energética, tecnologias da indústria 4.0, internet das coisas, manufatura enxuta, entre outras. Desse total, mais de 6,5 mil atendimentos foram voltados para o aumento da eficiência energética, manufatura enxuta e transformação digital. Outras 1,2 mil empresas participaram do processo de validação e receberam tecnologias da indústria 4.0, como internet das coisas e inteligência artificial.

Segundo o MDIC, foi registrado o aumento de 27,75% de produtividade nas empresas que receberam consultorias sobre manufatura enxuta e redução de 17,95% no consumo de energia para quem recebeu atendimento sobre eficiência energética.

Para participar, os empresários devem acessar o site do Brasil Mais Produtivo ou da Plataforma Inovação para a Indústria. Além das consultorias, as empresas recebem cursos de aperfeiçoamento profissional para os empregados e gestores, a fim de perpetuar o conhecimento e as ações repassadas pelos consultores.

A chamada mais recente, em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), teve 33 projetos aprovados, que vão receber R$ 16,8 milhões, com a previsão de beneficiar 971 MPMEs.

Fonte: Bahia.ba

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui