Uma comissão do SENAC/Bahia esteve reunida com o presidente do Sincomércio, Flávio Guimarães; presidente da CDL, Gedemácio Guimarães e o presidente da ACE, Marcos Morais, para anunciar a presença definitiva do SENAC em Teixeira de Freitas. O encontro aconteceu na sala de reuniões da Pauta Sete, agência de publicidade no município, com a presença de seu diretor, Handerson Lima.
A superintendente de educação profissional do SENAC/Bahia, Liana Santiago Brandão, disse que o encontro resultou da necessidade de ampliação da presença e ações do SENAC em Teixeira de Freitas. “Nós sentimos que o espaço ocupado pela instituição até aqui, não é suficiente para atender as demandas e necessidades de Teixeira de Freitas, que é uma cidade pujante, com um alto índice de crescimento e desenvolvimento, e com um comprometimento das instituições que estão aqui hoje. Por isso, precisamos firmar definitivamente, a presença do SENAC nesta cidade”, afirmou.
A princípio, um espaço será alugado para o início das atividades do SENAC em Teixeira de Freitas, com um maior numero de cursos. Segundo Liana Brandão, se o espaço for confirmado, dentro de um prazo de 30 dias, os cursos poderão ser ministrados de forma mais intensa.
Uma carreta vindo do Rio de Janeiro, estruturada para ministrar cursos de hotelaria, ficará definitivamente em Teixeira de Freitas, o que representa um excelente investimento para a rede hoteleira do extremo sul.
Os presidentes da CDL e ACE, parceiros incansáveis nesta luta, e também responsáveis por mais esta conquista, se mostraram satisfeitos com o desenrolar da reunião na certeza de que as necessidades de Teixeira e região, serão atendidas. Gedemácio Guimarães, presidente da CDL, lembrou que as dificuldades encontradas no comércio, são amenizadas com os cursos ministrados pelas instituições, mas, com limitações. Com a vinda definitiva do SENAC, os problemas serão resolvidos.
O presidente do Sincomércio, Flávio Guimarães, lembrou que Teixeira de Freitas é o 8º município em arrecadação sindical na Bahia, e sem levar em conta que disputamos a classificação com cidades como Camaçarí, que vive basicamente do petróleo.
“Hoje é um dia histórico para Teixeira de Freitas, porque hoje podemos mudar definitivamente, a realidade do atendimento do comércio em Teixeira de Freitas. Futuramente, teremos aqui a Casa do Comércio, mas, no momento, estamos empenhados na fixação definitiva do SENAC em Teixeira de Freitas. Como a construção de nossa sede própria vai demorar um pouquinho, vamos viabilizar o aluguel de um espaço adequado para as aulas. O grande gargalo do comércio é, sem dúvida, a mão-de-obra qualificada, e o SENAC é especialista no assunto”, afirmou.
Após a reunião, a comitiva juntamente com o presidente Flávio Guimarães, realizou visitas em alguns pontos da cidade, para definir onde o SENAC será implantado.
Por Lúcio Andrade/ bahianoticia.net