Sempre presente

“Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás. Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá. Mesmo que eu dissesse que as trevas me encobrirão, e que a luz se tornará noite ao meu redor, verei que nem as trevas são escuras para ti. A noite brilhará como o dia, pois para ti as trevas são luz.” (Salmos 139.7-12)

Este salmo me sacode a fé. Já o li sob diversos ângulos e condições. Já o li cheio de amargura, até mesmo contra Deus, de tal forma que pareciam significar uma frustração do salmista, que desejava ficar só, desejava a ausência de Deus, e nem isso tinha o direito de viver. Os salmos são um tipo de texto que mais se explica com a emoção e suas pulsações do que com a mente e suas análises. O salmista está sempre e mais sendo visceral e pouco e menos sendo cerebral. Por isso sinto-me convidado a usurpar o salmo a partir de minhas próprias emoções e deixar que ele converse comigo. Mas ultimamente este salmo, forte e intensamente como jamais fez, declara-me o Deus que, definitivamente, entrou em minha vida. Creio que também entrou na sua.

O salmista estava cercado por Deus. Não havia distância geográfica que poderia produzir distancia de Deus. Ele, que aprendeu o princípio do Tabernáculo de Moisés e que desejava inclusive construir um templo para habitação de Deus, é levado a compreender que, onde estiver Deus estará! Não havia condição ou dependência para a presença de Deus com ele. As trevas não poderiam ocultá-lo de Deus. Lembro-me aqui da noite escura da alma, quando nos sentimos sós, abatidos e nos parece que Deus se esqueceu. Mesmo encharcados nessa certeza amarga, ainda é certa a presença de Deus conosco. Ele está lá! Nossos olhos não podem vê-lo; nosso coração não pode senti-lo; nossa razão não encontra evidências; mas Deus nos vê, nos ama e sabe tudo. Ele ainda está conosco.

A mais sublime benção da fé que nos compromete com Cristo, é a bênção da presença de Deus conosco. Jesus é o Emanuel – o Deus Conosco! Pela fé nele, somos incluídos no Reino de Deus. E esse Reino se define pela presença de Deus. Já não há mais lugar de ausência de Deus, pois Sua presença a tudo envolve e nos envolve. E ainda que no trajeto da vida possamos sentir distâncias, no final isso ficará completamente claro: não há lugar onde possamos ter estado e que Ele não tenha estado conosco. Onde você está agora? Deus está por perto. Confie. Arrependa-se. Comprometa-se. Adore. Sirva. Descanse. Trabalhe. Fale. Cale-se. Avance. Espere. Conjugue sua vida envolvida por Aquele que lhe amou, de tal maneira, que se deu por você!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui