Seminário de Turismo em Prado evidencia lançamento da marca turística do município

Seminário de Turismo em Prado evidencia lançamento da marca turística do município
Seminário de Turismo em Prado evidencia lançamento da marca turística do município. Foto: OSollo

Na tarde desta quarta-feira, 06 de abril, a Prefeitura de Prado e o Sebrae promoveram um “Seminário de Turismo”, que tratou sobre duas temáticas: “Experiência incríveis: a nova demanda dos turistas” e “A importância do Branding para um Destino”.

O seminário aconteceu no salão de eventos Porto do Turista, antigo Cais da Ilha, com início às 15 horas. Os participantes descobriram como construir uma experiência impactante, ou incrível, na ótica do turismo atual e compreender a importância do branding/marca para um Destino.

Seminário de Turismo em Prado evidencia lançamento da marca turística do município
Palestrante Jaqueline Gil. Foto: OSollo

Na ocasião, os palestrantes foram: Jaqueline Gil, mestre em Turismo da CEO da Amplia Mundo, e Rafael Braga, especialista em posicionamento estratégico de Destinos da Ori Brasil.

Segundo Jaqueline, há uma necessidade de conversar com as pessoas a partir das emoções positivas, que é o que faz o turismo. “A gente passou por meses de emoções à flor da pele, mas não necessariamente positivas. O turismo vem exatamente no contra-fluxo desse processo da pandemia, permitindo agora que a gente tem ampla vacinação e confiança em voltar a viajar com segurança, a gente consegue, por meio da criação de produtos turísticos bastante pensados e detalhados, mexer com o coração das pessoas“, disse.

Seminário de Turismo em Prado evidencia lançamento da marca turística do município
Seminário de Turismo, em Prado. Foto: OSollo

Falando de Brandings de Destino, as marcas são um ponto muito importante de conexões nessas emoções. Elas são carregadas de valores, de expectativas, e estas, antes mesmo da pessoa chegar ao destino, ajudam a tomar a decisão se vai para o destino A ou B. Ela está buscando resolver uma dor e vai resolver comprando uma solução: sair da rotina para não fazer nada na praia, conhecer um animal que ela nunca viu, como uma baleia, sentar sob uma árvore e ficar ali por horas só admirando a natureza etc. A marca é um contato importantíssimo“, explicou.

Jaqueline Gil já capacitou e prestou consultorias a mais de 400 empresas, no Brasil e no exterior, em inovação em turismo e hospitalidade. É doutoranda em desenvolvimento sustentável e professora na Universidade de Brasília (UnB). É mestre em gestão de turismo pela Universidade de Alicante (Espanha), especialista em relações internacionais pela UnB e bacharel em turismo pela Universidade Federal do Paraná.

Seminário de Turismo em Prado evidencia lançamento da marca turística do município
Palestrante Rafael Braga. Foto: OSollo

Rafael Braga, consultor do Sebrae, falou sobre a apresentação das marcas turísticas, que ocorreram em primeira mão, das localidades de Prado, Guaratiba, Corumbau e Cumuruxatiba. “É um dia muito especial para o município. Marca um novo momento do destino que é um momento de mercado. A partir de agora com a marca e com as ações que a gente está anunciando hoje (central de mídias, portal de turismo e ações fora), a gente acredita que irá ampliar ainda mais esse destino tão bonito que é o Prado e tenho certeza de que isso vai interferir muito nas ações de promoção da Costa das Baleias“, comentou.

Seminário de Turismo em Prado evidencia lançamento da marca turística do município
Prefeito de Prado, Gilvan Santos. Foto: OSollo

Para o prefeito de Prado, Gilvan da Silva, o seminário é de grande importância para o município e fortalece toda a região. “A maior indústria que nós temos é o turismo, não só Prado, mas todos os municípios da costa, possuem esse potencial. Estamos, cada vez, mais melhorando nosso município e tenha certeza de que Prado está de cara nova e vai melhorar mais ainda”, disse.

Seminário de Turismo em Prado evidencia lançamento da marca turística do município
Gerente Regional do Sebrae, Alex Brito. Foto: OSollo

O gerente regional do Sebrae, Alex Brito, falou sobre a temática do evento. “Pós-pandemia, quais são as novas demandas do turismo? É o que está sendo discutido com uma especialista que é a Jaqueline Gil, uma estudiosa no tema. Ela traz sua experiência enquanto consultora e turista. É um momento de reposicionar as empresas e destinos”, enfatizou.

Seminário de Turismo em Prado evidencia lançamento da marca turística do município
Vilmar Junior, presidente da Câmara de Turismo Costa das Baleias. Foto: OSollo

Vilmar Júnior, presidente da Câmara de Turismo Costa das Baleias, declarou estar apoiando o fortalecimento do turismo na região. “Cada vez mais trazer ao conhecimento do empresariado essas ações que estão acontecendo, que envolvem politicas públicas e também têm tudo a ver com a comunidade”.

Seminário de Turismo em Prado evidencia lançamento da marca turística do município
Iracema Ribeiro, secretária de Turismo de Prado. Foto: OSollo

Iracema Ribeiro, secretária de Turismo de Prado, falou sobre a relevância do seminário para o setor. “Hoje, acho que é um dos momentos mais importantes para Prado que é a apresentação da marca turística, que é algo inovador, diferente da marca de gestão. É uma marca que vai ficar e queremos que todo empresário se aproprie, tenha conhecimento dessa evolução.

Seminário de Turismo em Prado evidencia lançamento da marca turística do município
Gilvan Santos, prefeito de Prado; Alex Brito, gerente regional do Sebrae; Taisa Cancela, gestora de Projetos do Sebrae e Rafael Braga, palestrante. Foto: OSollo

Além dos citados, estiveram presentes no evento: secretários municipais e do Turismo de outras cidades, vereadores, entre eles, o presidente da Câmara, Odilei Matos, o Ten PM Gonçalves, representando o Major Barbosa, da 88ª CIPM, o cacique pataxó Fragoso, representando a Aldeia Tibá, Geraldo Moschen, bombeiro civil, e empresários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui