Seminário de empreendedorismo feminino aborda dificuldades e soluções para os negócios

Seminário de empreendedorismo feminino aborda dificuldades e soluções para os negócios
Na segunda edição do evento promovido pelo Sebrae, criação e apresentação de personas foi diferencial. Fotos: Divulgação

Cerca de 120 mulheres lotaram o auditório onde aconteceu o II Seminário de Empreendedorismo Feminino, em Teixeira de Freitas, na noite desta terça-feira, 26. A maioria do público era de moradoras da cidade que sediou o evento, mas estiveram presentes também empreendedoras de Mucuri, Alcobaça, Prado, Itamaraju e Medeiros Neto, todas para ouvir e aprender com as palestrantes Marta Ângelo e Edza Brasil. O evento acontece ainda em Eunápolis nesta quarta, dia 27, e em Porto Seguro, na quinta, 28.

Antes das palestrantes contarem suas histórias para as mulheres presentes, houve uma atividade proposta pelo Sebrae, com a apresentação de personas. Em fevereiro, houve conversas com mulheres empreendedoras, para entender suas principais dificuldades e desejos. Assim, foram montadas personas, listando diferentes perfis, suas principais características e possíveis dores no processo de empreender feminino. As mulheres ouviram sobre cada persona, identificaram em qual ou quais se encaixavam e ainda preencheram com mais características.

Uma das convidadas para palestrar já havia participado da edição do ano passado em Porto Seguro e agora trouxe sua experiência também para Teixeira de Freitas e Eunápolis. Edza é farmacêutica e diretora da Singular Pharma e Martins Brasil Indústria de Cosméticos. Atua no mercado há 28 anos e criou sua empresa com uma proposta de valor diferenciado e tecnologia de ponta. Às mulheres, ressaltou o desejo de inspirar mais mulheres a também alcançarem suas realizações profissionais.

“Vim de uma família do interior da Bahia, a minha mãe teve 11 filhos e ainda criou mais três que eram só do meu pai. Ela era do lar, e eu queria ter uma vida diferente da dela, ter a minha independência e ser dona do meu nariz. Isso me motivou a ir para Salvador, fazer uma faculdade e até hoje busco sempre me desenvolver. Nós mulheres somos capazes tanto quanto ou até mais que os homens. O grande desafio é acreditar que você é capaz, se você acredita em você, chegará onde quiser”, disse Edza.

Marta veio pela primeira vez para o evento no Extremo Sul e além de Teixeira de Freitas, também participa do seminário em Eunápolis e Porto. Formada em Comunicação Social e com larga atuação como executiva na área de Marketing em São Paulo, decidiu realizar o sonho de seu próprio negócio montando um conceito inovador de empreendimento.

“Eu, muitas vezes, utilizava o meu horário de almoço para comprar um presente para um aniversário, ir atrás de uma embalagem bonita, fazer a unha, arrumar o cabelo e tudo isso em um lugar diferente, acaba ocupando muito tempo. Pensei, então, em montar um negócio que unisse tudo isso em um só lugar. Fiz uma pesquisa e descobri que era um nicho de mercado interessante e decidi não mais procurar uma colocação no mercado como funcionária, mas empreender. Às mulheres que tem também o sonho do empreendedorismo, incentivo que estudem, analisem, façam o que for necessário, mas nunca desistam”, afirmou.

O gerente regional do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito, ressalta que as atividades não começaram e nem terminaram ali. “Tivemos antes os grupos focais para a criação das personas. Esse momento ajudou também a formular melhor o evento. Depois do seminário, com a presença de empreendedoras de sucesso dividindo suas experiências, prepararemos um relatório que será entregue a todas as participantes, trazendo tanto as personas, quanto as dores e também soluções empresariais para essas dores pensadas pelo Sebrae. O seminário não se encerra nele mesmo. Queremos trazer em 2020 cases de sucesso a partir dessa construção conjunta”, explica Alex.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui