Seminário apresentou experiências exitosas com a aplicação do marqueting de negócios

A 23ª edição do Seminário de Marketing da Bahia encerrou no último sábado (31), com a apresentação das mais variadas estratégias de marketing aplicadas ao cotidiano das empresas em expansão, a exemplo da Wine.com.br [1] . Fundado em 2008 pelo itabunense Rogério Salume, a maior empresa de vinhos da América Latina foi o destaque do evento, promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), em parceria com a MVU Promoções e Eventos.

Conceituada como o 2ª maior e-commerce de vinhos do mundo e eleita a empresa do ano 2012, a wine.com.br [2] foi criada com a proposta de democratizar o acesso ao vinho no Brasil, tendo em vista que o produto era vendido de uma mesma forma, em lojas específicas e imponentes. Segundo Rogério, foram precisos alguns anos de estudo, planejamento e pesquisas até chegarem no modelo de sucesso: um site fácil de navegar, de comprar, com uma seleção criteriosa de vinhos de qualidade e com uma equipe dedicada e focada no cliente.

Somente no ano passado, a empresa apresentou R$ 125 milhões em faturamento, R$ 130 mil clientes e 48.875 mil sócios do clube Wine. A expectativa é que até o final deste ano, o e-commerce fature a importância de 250 milhões, o equivalente à 5 milhões de garrafas de vinhos. Atualmente, a empresa oferece mais de dois mil rótulos de vinhos finos das principais regiões vitivinícolas do mundo e possui mais de 40 mil clientes ativos em todo o país, atendendo cerca de 20 mil pedidos por mês.

A história de sucesso e dedicação do itabunense, que sai do interior do Estado em busca de oportunidades e investe no mercado on-line, chamou a atenção dos participantes do evento, assim como a editora do Portal Mercado do Cacau, Nancy Macedo. “A apresentação do seu Case de Sucesso gerou uma grande motivação entre nós itabunenses, pelo fato de ser da cidade de Itabuna e nos mostrou que é possível fazer a diferença, principalmente no âmbito on-line”, declarou.

Em linhas gerais, o presidente da ACI, Luiz Ribeiro, destacou que o Seminário de Marketing proporcionou ao público participante conhecer diversas estratégias de atuação no cenário dos negócios, além de ter a oportunidade de conhecer personagens com histórias de sucesso, como o próprio Rogério Salume e César Favero, responsável pela Avatim “Cheiros da Terra”, que atualmente possui 44 lojas abertas em todo o país, e com a previsão de abrir mais 11 lojas até dezembro de 2014.

O evento contou com participação de 500 pessoas inscritas durante três dias, que também acompanhou as estratégias desenvolvidas pelo diretor de Marketing do Vitória, Adilson Baptista – eleito um dos dois melhores Executivos de Marketing Esportivo do Brasil em 2012. Dentre as ações, destaque para a Campanha de Sangue Rubro-Negro, que resultou no aumento de 46 % nas doações de sangue no Emocentro, em Salvador e a conquista de 59 prêmios, nacional e  internacional.

No âmbito da mobilidade no Brasil, a diretora na empresa de pesquisa TNS, Karina Meyer apresentou a sua pesquisa “Mobile Life – A vida em movimento”, elaborada com objetivo de entender o comportamento do consumidor e as suas prioridades. De acordo com os dados, obtidos em todas as capitais brasileiras, com uma amostragem de 1.000 consumidores, verificou que 22% deles fazem compras pelo celular, sendo que 23 % fazem pesquisa de produtos e preços dentro de uma loja física e depois voltam para web a fim de comprá-lo por um preço mais em conta.

O 23º Seminário de Marketing da Bahia contou com a parceria do SEBRAE, Bahiagás, SINFRA, Prefeitura Municipal de Itabuna, Caixa Econômica Federal, Universidade Estadual de Santa Cruz, Sinapro, FGV, Wine, Tarik Fontes e apoio da CRA-BA, CDL de Itabuna, CDL de Ilhéus, Amurc, Cia. Júnior Consultoria e Sindicom.

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