Seminário aponta estratégias para empresários do Sul Baiano investirem no ambiente digital

Os especialistas convidados mostraram ao público as oportunidades e os desafios de investir no comércio virtual

Júlio Gianvechio – Foto: Maurício Maron

A necessidade de investir no Comércio Eletrônico levou donos de Micro e Pequenas Empresas (MPE) do Sul da Bahia ao Seminário E-commerce Day, realizado nessa quinta-feira, 30, no Palace Hotel, em Itabuna. Especialistas no segmento apresentaram ideias e ferramentas inovadoras, aliadas a importância de planejar, executar e manter uma loja virtual. O evento foi organizado pela Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae Bahia, com o apoio da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Há dois meses utilizando o ambiente virtual para comercializar os seus produtos, Alex Andrade de Oliveira, proprietário de uma fábrica de calçados em Itabuna e outra em Ilhéus, vem contando com o apoio do Sebrae Ilhéus para aprimorar o serviço e adaptar a realidade do seu negócio. “Buscamos alcançar outras localidades através do comércio eletrônico, e contar com novas parcerias para permanecer no mercado”, relatou o participante do Seminário.

Renato Mendes – Foto: Maurício Maron

Segundo o executivo de marketing digital e palestrante do encontro, Júlio Gianvechio, o segredo está em customizar o atendimento do novo consumidor, que mudou o hábito de comprar, tendo agora a decisão de compra relacionada às informações sobre determinado produto ou serviço disponíveis na Internet. “A ideia é abrir a cabeça para algo novo, pois ele [comércio eletrônico] vem complementar de maneira agressiva”, completou.

“O futuro do varejo passa pelo site”, afirmou o executivo Renato Mendes, ao apresentar o Case da NetShoes, que iniciou no ano de 2000 em loja física e, em 2007, se tornou 100% online. Ao longo da sua palestra, Renato destacou que as oportunidades estão para todos os negócios, mas, para isso, “é preciso ter o entendimento de tudo que acontece ao redor do negócio para, depois, investir em um planejamento e adequar a estratégia ao cenário, o tempo todo”.

Segundo o presidente da ABComm na Bahia, Júlio Pegna, o comércio eletrônico é uma grande oportunidade para empreendedores nos diversos segmentos. Somente no ano passado, o mercado movimentou a economia brasileira em R$ 53,4 bilhões, um crescimento de 11 % em relação a 2015. “Para este ano, a tendência é aumentar ainda mais o volume de vendas, onde as mulheres lideram as compras em 51,6 % e os homens representam 48,4 %”, afirmou.

Nesse contexto, o Sebraetec está pronto para potencializar o comércio eletrônico na região através de consultorias e cursos, com subsídio de até 70 % dado pelo Sebrae. O objetivo, segundo a coordenadora do Sebrae Regional Ilhéus, Claudiana Figueiredo, é fortalecer e desenvolver os pequenos negócios no ambiente digital. “Diante dessa grande tendência, é necessário que os empresários estejam atentos, porque a evolução está crescente e não tem volta”.

Mais informações sobre capacitações e consultorias do Sebrae podem ser obtidas no Ponto de Atendimento do Sebrae em Itabuna, localizado na Rua Paulino Vieira, nº 175, Edifício Lizete Mendonça, Centro, ou pelo telefone (73) 3613-9734, e no Sebrae Ilhéus, que fica na Praça José Marcelino, nº 100, Centro, ou por telefone (73) 3634-4068.

 

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