Semana da Agricultura Familiar: produtores e donas de casa aguardam momentos especiais

A Semana de Agricultura Familiar de Teixeira de Freitas tem como tema “Desenvolvimento em tempo de crise”. Fotos: Ascom

Começou no último domingo (22) a Semana de Agricultura Familiar de Teixeira de Freitas, que tem como tema “Desenvolvimento em tempo de crise”. Realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, a programação se encaminha para dois dias importantes para o produtor e para a dona de casa.

Na próxima quinta-feira (26) acontece o 1° Fórum de Desenvolvimento Rural Sustentável. E, encerrando a semana, na sexta-feira (27), será promovida a Feira da Agricultura Familiar.

O secretário da pasta, Dorivaldo Neves,“Dori” 

O secretário da pasta, Dorivaldo Neves, “Dori” , recebeu o jornalismo d’OSollo e, em entrevista, ressaltou a importância de toda a programação, que culmina em comemorações ao Dia do Agricultor (nacionalmente, no dia 28 de julho). Segundo ele, a semana é um misto de festividade, homenagens, palestras, onde são levantados os problemas e são lançados projetos.

O 1º Fórum de Desenvolvimento Rural Sustentável acontecerá na Câmara de Vereadores, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Para Dori, “é fundamental a presença dos produtores, engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas, pois é um evento pensado para eles”.

Serão três palestras pertinentes ao momento atual: “A importância das políticas públicas de inspeção municipal”; “Tipos de solo e microclima no Extremo Sul, especificamente em Teixeira de Freitas”; e “O papel e a importância da agricultura familiar no desenvolvimento local”. Todas com palestrantes especialistas vindos de outras regiões do país.

Tudo foi muito bem preparado para receber o agricultor familiar

A Feira de Agricultura Familiar será promovida na praça da Bíblia, das 8h às 15h. O secretário explica que se trata de um momento simbólico anual, pois as feiras já existem semanalmente na cidade e são muito fortes.

Nesta sexta (27) tudo foi muito bem preparado para receber o agricultor familiar cadastrado, com as barracas fornecidas pelo Território de Identidade do Extremo Sul, na pessoa do seu coordenador Charles Castro. “Dependendo do sucesso da feira, teremos uma feira mensal e, até mesmo, semanal. Produzir é difícil, mas difícil mesmo é comercializar. Será mais que uma feira simbólica, é muito importante reconhecer esse trabalho”, disse.

Ainda na manhã desta quarta-feira (25) ocorrerá a implantação do primeiro maniveiro de Teixeira na propriedade de Vanuilson, com mudas adquiridas da Empraba de Cruz das Almas – BA. Será na Comunidade de São Sebastião, às 8h.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui