Semana cultural movimenta extremo sul baiano

Semana cultural movimenta extremo sul baiano
Foto ilustrativa
Entre os dias 20 e 27 de novembro será realizada, em Caravelas, extremo sul da Bahia, a 10ª edição da Semana Cultural da Baleia Jubarte, evento que celebra o final da temporada de reprodução das jubartes em seu principal “berçário” na costa brasileira, o Banco dos Abrolhos. Em 2010, a iniciativa ganha ainda mais força, já que será realizada junto com a Semana da Consciência Negra em praças e escolas da cidade e no pátio da Ong Arte Manha. As principais propostas do evento, que oferece uma série de atividades e programação cultural para a comunidade, são incentivar a produção artística e cultural de Caravelas e região, fortalecer a cultura e a identidade local e fomentar a consciência ambiental.

Durante uma semana, os moradores de Caravelas e região poderão participar, gratuitamente, de oficinas pedagógicas, seminários, exposições interativas, palestras, produção e mostras de vídeos e de manifestações artísticas e populares, como teatro e capoeira, por exemplo. Ponto alto da programação será o espetáculo do violinista baiano Raimundo Sodré, na noite de 27 de novembro. A entrada é franca.

“As semanas culturais da Baleia Jubarte e da Consciência Negra, realizadas separadamente, até o ano passado, possuem em comum o papel fundamental de dialogar com a comunidade de Caravelas e extremo sul baiano e de apoiar grupos culturais, criados e mantidos, predominantemente, de forma voluntária, sem apoios oficiais”, explica o coordenador de Educação Ambiental do Instituto Baleia Jubarte, Lucian Interaminense.

A expectativa é a melhor possível. Pelo menos é o que acha Jaco Galdino, coordenador da Ong Arte Manha. Ele reforça a importância da iniciativa para que a comunidade conheça cada vez mais a si própria, com seus valores e desafios. “Reunir os dois eventos em um só mostra o amadurecimento da proposta de fomentar a arte aliada à educação ambiental, fortalecendo a cultura local e promovendo o resgate da memória”, diz.

Fonte: Yes Assessoria e Comunicação

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui