Esse escriba leu, com alguma descrença, de que alguma providência será tomada pelas competentes(?) autoridades, a notícia de que o PT está protestando contra o vazamento a que o partido chama de seletivo, de fatos que só atingem a agremiação. Falamos disso há muito tempo na coluna, sem que notássemos qualquer reação do PT contra um fato evidente. Como agora a delação premiada do Pessoa, da UTC, atingiu Dilma, o partido se manifestou no vácuo da reação da presidente. Pessoa vazou que a campanha de Dilma recebeu 7 mi da UTC nas últimas eleições. Dilma, nos EUA, reagiu e disse que tal doação foi legal e que Aécio Neves recebeu 8,7 mi da mesma empreiteira, na mesma ocasião. A notícia de Aécio só saiu porque é muito difícil deixar de publicar uma fala da presidente. Ela reagiu, afirmando que despreza delator e foi fundo: vou processar quem der abrigo a tais mentiras.
Reagiu bem: antes tarde do que nunca.
Arte nos sinais
Em Teixeira de Freitas, saltimbancos se exercitam nos sinais, usando malabares para ganhar algum dinheiro. Aproveitam quando o sinal fecha e se exibem por conta de alguns trocados. Foi o que bastou para que comerciantes protestassem, afirmando que eles são sujos, urinam nas ruas, não tomam banho e prejudicam o comércio. Um até afirmou que a cidade está parecendo uma favela.
Qual será verdade?
O outro lado
Pesquisando no site da reportagem, pudemos ver que há mais gente que defende os saltimbancos dos que os que os atacam. Raciocinam esses que é melhor que estejam nos sinais praticando uma arte milenar do que roubando ou praticando outros delitos. Um grupo passou algumas horas com eles e não viu nada mais do que a ingestão de bebidas: drogas não comprovaram. Afirmam que esse é um problema social e que os comerciantes não são donos da cidade, que é um espaço público.
O fato é que os saltimbancos são artistas e viajam pelas principais cidades do país em busca de sustento e de uma vida que acham melhor do que a prisão urbana.
Que eles possam trazer mais arte, além dos malabares, para nossa cidade tão precisada disso.
Risos e risos
Risível a atitude de certos políticos de Teixeira de Freitas. Bastou comentarmos que estão comentando sobre certas alianças inexplicáveis para que ficassem iracundos e agressivos. Isso sem termos citado o nome de quem quer que seja, ou, pelo menos insinuado qualquer nome.
Assentou a peruca, cidadão?
A emoção
Comovente a emoção de D. Laurinda, do Luís Eduardo, na inauguração da ESF daquele bairro. Segundo ela, é a primeira vez que a Prefeitura se lembra dali e leva uma benfeitoria tão digna para o Luís Eduardo.
João Bosco ficou mais emocionado ainda.
Do túnel com Brecht
“Do rio que tudo arrasta se diz que é violento. Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem.” (BERTOLD Brecht)
“O que não sabe é um ignorante, mas o que sabe e não diz nada é um criminoso.” (Brecht)
“Há aqueles que lutam um dia; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam muitos dias; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam anos; e são melhores ainda;
Porém há aqueles que lutam toda a vida; esses são os imprescindíveis.”
(Brecht)