Seja um colaborador: Casa da Criança Renascer acolhe crianças e adolescentes em Teixeira de Freitas

Com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento do ser humano em sua totalidade, através da educação e formação integral, a Casa da Criança Renascer, de Teixeira de Freitas, segue acolhendo crianças e adolescentes e oportunizando o direito de exercerem cidadania plena, em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA.

Seja um colaborador: Casa da Criança Renascer acolhe crianças e adolescentes em Teixeira de Freitas
A Casa da Criança Renascer está situada no bairro Monte Castelo. Fotos: OSollo

São mais de 20 anos praticando justiça social, reconhecida como de utilidade pública nos âmbitos municipal, estadual e federal. Mas, para chegar a esse status, a Casa da Criança Renascer precisou e continua contando com a sua ajuda, empresário, cidadão teixeirense, poder público.

Nesta semana, o jornal OSollo voltou à Casa, que recebe crianças e adolescentes encaminhados pela Justiça, por se encontrarem em situações de maus-tratos, abandono, abuso, entre outras. Lá, conversamos com a direção e a coordenação, entendendo o papel da instituição e suas maiores necessidades atuais.

Seja um colaborador: Casa da Criança Renascer acolhe crianças e adolescentes em Teixeira de Freitas
Francisco Fonseca, diretor, e Elizete Ramos, coordenadora

“O processo de acolhimento a essas crianças e adolescentes, de 0 a 17 anos, começa com a denúncia recebida pela rede de proteção social, de suporte à família. Comprovados os riscos e a impossibilidade de permanecer no convívio familiar, elas são encaminhadas para nós”, explica a coordenadora Elizete Ramos.

A Casa recebe até 20 acolhidos. Atualmente, são 11 participantes das tarefas desenvolvidas. “Elas são vítimas, então, aqui elas têm que ter uma vida mais normal possível. Ir para a escola, ao cinema, aniversários fora. A gente leva à praia, faz piquenique, elas vão às oficinas oferecidas pelo Município”, continua Elizete.

Para manter toda essa rotina, é necessário planejamento, estrutura física ampla e equipe assistencial treinada e atualizada. A Casa, então, relaciona de onde virão os recursos, sejam eles financeiros, materiais ou humanos. Geralmente, parte da arrecadação vem através de eventos promovidos, parcerias com outras instituições e com o Poder Público (hospitais, escolas, redes sociais, OSCs etc.), mas nem sempre é suficiente.

Seja um colaborador: Casa da Criança Renascer acolhe crianças e adolescentes em Teixeira de Freitas
A Casa oferece ambiente de convívio familiar

Uma boa maneira de ajudar é se voluntariar ou abrir espaços de Jovem Aprendiz por meio de encaminhamento. “A pessoa pode comparecer à instituição, informar a área que ela quer se voluntariar, o tempo que ela pode doar, qual área de atuação e assinar um documento”, disse.

O diretor Francisco Fonseca conta que o maior desafio é honrar com o pagamento dos atuais 13 funcionários fixos. “Os repasses chegam, mas demoram. Se não fosse a sociedade, estaríamos bem piores. Sem os comerciantes, os empresários, faltaria até comida. Nós agradecemos a todos eles”, disse.

Um fator agravante no serviço prestado foi a pandemia. Elizete diz que “manter as crianças sem visitas da família, sem ir à escola, foi necessário Francisco, especialmente, empenhar muito trabalho. O financeiro piorou muito, nossas fontes de recursos (eventos, sócios mantenedores, governos) ficaram escassas”, lembrou.

Seja um colaborador: Casa da Criança Renascer acolhe crianças e adolescentes em Teixeira de Freitas
Estrutura física é preparada para receber crianças e adolescentes

A Casa Renascer não se envolve no processo de adoção, mas a Vara da Infância mantém um cadastro, onde acontece a análise e seleção dos candidatos, junto ao Ministério Público. “As crianças são acolhidas para que as famílias se restabeleçam e elas voltem, isso não acontecendo, há a possibilidade de adoção”, explica Elizete.

Conheça de perto esse trabalho e torne-se um colaborador. Uma das ações diz respeito à Nota Premiada da Bahia, colocando o CPF nas notas de compra, ou doando diretamente tempo, recursos financeiros etc. Doe agora. Seja um voluntário.

Contatos:
Telefone (73) 3292-5266
Celular (73) 9 9837-3132
E-mail: [email protected]
Endereço: Avenida Uirapuru, 39, Monte Castelo, Teixeira de Freitas.

Algumas das necessidades atuais:
– Álcool gel;
– fralda descartável tamanho P adulto;
– manteiga;
– café;
– carne bovina;
– papel higiênico;
– farinha láctea;

Qualquer ajuda é sempre bem-vinda.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui