As lavadeiras do bairro de Santa Luzia participaram de uma palestra sobre o Tabagismo. O evento foi realizado na quinta-feira (27) e contou com a participação de representantes de todas as unidades com administração direta do Governo do Estado, como as do Dique do Tororó, Cosme de Farias, Engenho Velho da Federação, Alto das Pombas, Boca do Rio, Lobato e Alto da Teresinha. Essa é mais uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesab) e com a Vigilância Epidemiológica.
A Lavanderia Santa Luzia está ligada diretamente à Coordenação de Ações Intersetoriais (CAIS) e o tema da palestra aparece como de suma importânciapara esta comunidade. O tabagismo foi abordado de maneira ampla e houve desdobramentos oportunos – alcoolismo e outras drogas. A explanação dos técnicos da Sesab chamou a atenção para os danos ambientais, dependência física, doenças cardiovasculares, respiratórias, complicações durante a gestação, osteoporose, infertilidade, câncer do colo de útero, de pulmão, infarto e a menopausa precoce em mulheres.
Na oportunidade foram distribuídos brindes (camisetas alusivas ao tema), botons, porta lápis, dando um toque lúdico ao acontecimento. Houve também a distribuição de folders, cartazes para serem afixados nas unidades de Lavanderias e nos Centros Sociais Urbanos, contribuindo no combate ao uso de drogas. Para maiores informações a população pode utilizar o 0800 611997, onde o dependente receberá orientações de como localizar um centro de tratamento mais próximo de sua residência.