Secretários participam de reunião com IFBA e legislativo para discutir Plano de Saneamento Básico

Secretários participam de reunião com IFBA e legislativo para discutir Plano de Saneamento Básico. Fotos: Ascom/PMI

Representantes de diversas Secretarias Municipais de Itabela participaram de uma reunião na tarde de quinta-feira (03) na sede a Secretaria de Meio Ambiente, com professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e membros do legislativo para discutir o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) para Itabela. O encontro foi promovido pela Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) que é um órgão do Ministério da Saúde do governo federal encarregado de promover saneamento básico à população.

A reunião contou com a presença do secretário de Meio Ambiente, Ednardo de Morais Oliveira, secretário de Agricultura, Edgard Goulart, secretária de Governo, Emília Oliveira, além de outros representantes do executivo, bem como o presidente da Camara de Vereadores, Alex Vieira, vereadores Giancarlos Malacarne e Renato de Jesus, e professores do IFBA, Marion Ferreira e Rogério Saad.

Itabela foi um dos 50 municípios do interior da Bahia selecionados para serem beneficiados com a parceria da FUNASA e IFBA na elaboração dos planos. “O objetivo desta reunião é iniciar os trabalhos junto ao município na formação de comitês executivo e de coordenação, e a partir daí dar início aos trabalhos de capacitação e elaboração do PMSB”, esclareceu a professora do IFBA – campus Salvador, Marion Ferreira.
Durante a reunião também foi definido um calendário para as próximas ações do grupo. Ficou acordado que nos dias 31 de julho e 1º de agosto acontecerão oficinas de capacitação no Sindicato de Produtores Rurais e no dia 03 de agosto será realizada a conferência de apresentação do plano para a sociedade civil na Câmara de Vereadores.
O secretário de Meio Ambiente, Ednardo de Morais Oliveira, destacou a importância do Plano de Saneamento Básico para a população de Itabela. “A construção do Plano Municipal de Saneamento Básico apontará os principais problemas e soluções relacionados ao abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais do município de Itabela com participação coletiva de todos os poderes constituídos, sociedade civil, representações de classe, população urbana e rural, onde serão apontadas as ações a serem adotadas para os próximos 20 anos. Esse planejamento será viabilizado através de um acordo de cooperação entre município, IFBA e FUNASA”.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui