Secretários discutem instalação de Consórcio e Policlínica de Saúde no Sul da Bahia

Reunião com secretários de saúde dos municípios do Território Litoral Sul. Foto Ascom Amurc

Secretários de Saúde que integram o Fórum de Secretários Municipais de Saúde – Fosems, vinculado a Amurc, participaram nesta sexta-feira, 8, na sede da entidade, de uma reunião para a criação do Consórcio de Saúde e a instalação de uma policlínica regional. A iniciativa visa atender o fluxo de demandas dos municípios do Território Litoral Sul, com os serviços de cirurgias eletivas e exames de Média e Alta Complexidade.

A proposta foi aprovada pelos prefeitos, que se comprometeram em aprovar a Lei do Consórcio na Câmara de Vereadores dos municípios ainda este ano, durante uma reunião realizada com o governador do Estado, Rui Costa. Para o presidente da Amurc, Antônio de Anízio, que já aprovou a Lei do Consórcio no município de Itacaré, “essa é a uma oportunidade e responsabilidade dos gestores em buscar conjuntamente alternativa para melhoria dos serviços de saúde na região”.

O Consórcio de Saúde contempla 30 municípios, entre eles a participação de Itabuna e Ilhéus, como dois municípios pólos de saúde. Para a secretária de saúde de Itabuna, Lísias Miranda São Mateus, a Policlínica será “uma maneira para conseguir gerenciar os serviços de saúde sem a interferência de prestadores. O município é a favor da criação do consórcio e a instalação da Policlínica, só dependemos agora da aprovação na Câmara Municipal de Vereadores”.

Como proposta da reunião, ficou decidido a visita dos secretários, com o apoio da Amurc e de parceiros, à unidade da Policlínica em funcionamento em Teixeira de Freitas. A ideia, segundo o secretário executivo da Amurc, Luciano Veiga, visa “conhecer o processo de gestão, forma de atendimento aos municípios consorciados e conversar com os pacientes, público alvo do processo”.

Como funciona a Policlínica Regional

As policlínicas são resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e os municípios formados pelos Consórcios Públicos de Saúde. Nelas não serão atendidas urgências e emergências e nem qualquer tipo de demanda espontânea. O atendimento será feito por meio de um agendamento prévio, realizado pelas secretarias da saúde dos municípios que fazem parte do Consórcio que administra a unidade.

O secretário estadual da Saúde, Fábio Villas-Boas, ressalta que o paciente encaminhado para a policlínica localizada em sua região deverá permanecer em acompanhamento com a equipe de Atenção Básica do município onde mora. O objetivo é levar atendimento especializado e exames de Média e Alta complexidade ao interior, evitando, com isso, que os pacientes se desloquem para os grandes centros urbanos em busca desses serviços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui