Secretários de saúde e o NR de Saúde Sul avaliam o aumento da covid-19 na região

Secretários de saúde e o NR de Saúde Sul avaliam o aumento da covid-19 na região
Secretários de saúde e o NR de Saúde Sul avaliam o aumento da covid-19 na região. Foto: Ascom

Diante do aumento expressivo de casos ativos da covid-19 no Sul da Bahia, secretários ligados ao Fórum Municipal de Saúde – Forsems da Amurc estarão se reunindo na segunda-feira, 8 de fevereiro, com a diretora do Núcleo Regional de Saúde Sul Ilhéus, Domilene Borges para avaliar o cenário em busca de alternativas, além de tratar detalhes sobre a imunização, ações e a gestão de enfrentamento do Coronavírus. A reunião acontecerá às 15 horas, através da plataforma zoom.

De acordo com os dados do NR de Saúde Sul, as taxas de ocupação de leitos covid na sexta-feira, 5 de fevereiro, a região de Ilhéus está com 94% de ocupação geral dos leitos de UTI adulto. No hospital de Ilhéus: 100%, Vida Memorial: 100% e Costa do Cacau: 90%. Já os leitos clínicos adulto no geral chegam a 84%, sendo que no Hospital de Ilhéus: 64%, Vida Memorial: 55% e Costa do Cacau: 100%.

Na região de Itabuna, a ocupação dos leitos de UTI adulto está em 88% no geral. No Hospital de Base: 95% e Hospital Calixto: 88%. Já os leitos clínicos adulto chegam a 56% de ocupação geral, sendo o Hospital de Base: 67%, Hospital Calixto: 88% e Hospital de Camacan: 25%. Sobre os leitos clínicos pediátricos, a ocupação é de 20% e UTI Pediátrico: 0%.

Preocupado com o aumento dos casos da Covid-19 na região, o presidente da Amurc, Marcone Amaral estará em audiência com o governador Rui Costa nesta segunda-feira, 8, para tratar de pautas referentes ao município de Itajuípe. Ao mesmo tempo, o gestor estará levando algumas reivindicações do Sul da Bahia, entre elas, a necessidade emergencial da ampliação do número de leitos de UTIs Covid-19.

“Estaremos verificando alternativas de ampliação do número de leitos para o atendimento a Covid-19 na região, devido a preocupação de final de ano, com a movimentação muito grande da população”, declarou o gestor.

Recomendação

A Amurc vem acompanhando todas as decisões estratégicas de enfrentamento do Covid adotadas pelo Governo do Estado, e, essa semana, a diretoria da entidade recomendou aos seus associados, acompanhar a decisão do Governo do Estado da Bahia, em não decretar ponto facultativo (segunda, terça e quarta-feira – até às 12h), nas datas em que seria comemorados o Carnaval 2021.

Com essa decisão, o poder público pretende desestimular a ocorrência de qualquer evento que possa gerar aglomeração e deslocamento dos munícipes, influenciando no aumento do número de vítimas da covid.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui