Secretários de Saúde da região Extremo Sul avaliam saúde em Teixeira de Freitas

Secretários de Saúde da região Extremo Sul avaliam saúde em Teixeira de Freitas. Fotos: Lenio Cidreira/OSollo

A reunião aconteceu na manhã desta quinta feita (12/04), no auditório do Núcleo Regional de Saúde, em Teixeira de Freitas. Estiveram presentes secretários de Saúde da região Extremo Sul para avaliar relatórios concernentes à saúde das treze cidades.

Secretário de Saúde de Teixeira de Freitas, Max Almeida

Segundo o secretário de Saúde, Max Almeida, ele relata que essa reunião de hoje é o resultado da primeira que aconteceu no dia (10/04), “com todos os diretores hospitalares de nossa reunião, que sentaram para desenvolver um produto, que é físico, palpável, que é o desenho que existe efetivamente nos serviços hospitalares de nossa região. O fruto dessa reunião vai ser apresentado hoje, com todos os secretários da região, para que a gente possa avaliar o que a nossa região tem. Nós sabemos que o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas e Maternidade são o maior gargalo da administração, e de todos os gestores que aqui passaram nessa cidade, o prefeito Temóteo Brito teve a coragem de enfrentar o problema de frente, para tratar da reorganização da rede hospitalar de nossa região. Sabemos que em nossa cidade temos alguns problemas de funcionamento dentro do hospital sim, mas, os municípios também têm problemas e a minha proposta, como macrorregião, é que nós evoluamos juntos”, disse Max.

Secretário de saúde de Itamaraju Elan Wagner

O secretário de Saúde de Itamaraju, Elan Wagner, explicou que estão dando a continuidade de um trabalho iniciado para inserir as unidades de saúde de média e alta complexidade de Teixeira de Freitas e Itamaraju no Consórcio Regional de Saúde. Na reunião passada com todos os diretores das unidades hospitalares do extremo sul, cada um falou o que tinha, o que oferecia, o que ofertava dentro das suas unidades. Foi feito um levantamento geral catalogado, e hoje, nós, secretários, vamos estudar isso pra ver esse estudo e juntar com a realidade de Teixeira, juntar coma realidade de Itamaraju, e discutir com o estado o meio e o caminho para esse fluxo dessa inserção dessas unidades no Consórcio de Saúde aqui da região. Para nós, é um grande avanço”, concluiu Elan.

Luciano Mota, secretário de Saúde do Prado

De acordo com Luciano Mota, secretário de Saúde do Prado, nesta reunião “estamos dando um pontapé muito forte na mudança da questão da regionalização da saúde. Tivemos um estudo com todos os diretores de hospitais dos treze municípios, onde fizemos um levantamento detalhado da quantidade de leitos e serviços ofertados por cada hospital. A nossa intenção é fazer um diagnóstico e poder utilizar de forma mais organizada os hospitais da região”, finalizou Luciano.

Veja mais Foto:

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui