Secretário de Saúde promove evento sobre hanseníase

Vereda – No dia 18 de novembro foi realizado um curso de capacitação de profissionais da saúde, cujo objetivo foi levar conhecimento aos enfermeiros dos Postos de Saúde da Família (PSFs) e do hospital do município sobre como diagnosticar casos de hanseníase e como tratar a doença.

O palestrante do curso foi o médico Luiz Carlos, da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), sendo ele uma referência no Estado. O evento de capacitação contou com o apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria de Saúde, Vigilância Epidemiológica e a empresa Renova Energia.

Entre as programações do curso, nos dias 23 e 24, foi realizada uma palestra com o médico Humberto, da Sesab de Itabuna, sobre a temática central que foi a hanseníase. Na ocasião, o médico ensinou como detectar novos casos da doença.

Humberto também foi o responsável por avaliar alguns pacientes da cidade e averiguar se haviam casos da doença, sendo que foi possível constatar cerca de 116 pessoas com problemas de pele, alguns de hanseníase.

Dois dos casos detectados serão encaminhados para Salvador por estarem em um estágio avançado, outros quatro darão início ao tratamento, tendo todo o auxílio para que a doença não avance.

O contágio da doença, ao contrário do que se pensa, não se dá facilmente por meio do convívio do dia a dia. Sua transmissão se dá, sobretudo, por via respiratória, pelas secreções nasais ou pela saliva, mas é muito pouco provável a cada contato.

O tratamento da doença, atualmente, é acessível a todos, pois o Governo Federal distribui os remédios adequados gratuitamente nos postos de saúde.


Fonte: Sulbahianews

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui