Nesta quinta (17) e sexta-feira, dia 18 de maio, aconteceu em Teixeira de Freitas o “Ciclo de Qualificação de Atenção à Saúde”, com o objetivo de fortalecer as redes de saúde e discutir assuntos relacionados ao tema “A atenção integral às pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)”. O evento foi realizado no auditório da Câmara Municipal de Vereadores.
O secretário de Saúde, Max Almeida, acompanhou a realização do evento. “O evento durou dois dias e aconteceu com o propósito de oferecer a qualificação aos profissionais da saúde, nesta oportunidade uma profissional de Governo do Estado veio para apresentar experiências da Rede Vida, e nós sabemos que é fundamental que o SUS não deve tenha barreiras geográficas, pois através dos exemplos que acontecem em outras regiões nós tomamos conhecimento do que pode ser aplicado em nossa cidade”.
Na oportunidade, o secretário falou que junto com o prefeito Timóteo Alves de Brito vem buscando melhorias para saúde pública do município. “O prefeito Timóteo Brito tem nos dado chance de realizar este trabalho de fortalecer nossa base técnica, e com este comprometimento estamos trabalhando buscando a parceria da Secretaria de Estado da Saúde e Ministério da Saúde, estarei indo para Brasília para ir em busca de parceiros para fortalecer os nossos serviços de saúde em Teixeira de Freitas”.
A enfermeira da Secretaria de Estado da Bahia, Samantha Habib, destacou a importância do Ciclo de Qualificação. “Nós, enquanto Estado, estamos dando mais um apoio na qualificação profissional em Teixeira de Freitas, trouxemos uma profissional da rede para exemplificar a experiência na Rede Cegonha e Rede Vida, estamos unidos nesta ação de realinhar a Atenção Básica em Teixeira de Freitas, até para qualificar o atendimento que vai chegar à Policlínica”.
Para a enfermeira sanitarista do Governo do Estado, Denise Rodrigues, é fundamental a realização deste tipo de parceria. “A Secretaria de Estado da Bahia, através da Diretoria de Atenção Básica do Estado, tem a função em um projeto chamado Apoio Institucional, e, com isso, a Secretaria de Estado apoia os 417 municípios da Bahia, prioriza alguns grandes municípios como Teixeira de Freitas, e com isso faz parcerias, visita as unidades de Saúde da Família, contribui com esse processo de qualificação na Atenção Básica, como essa que visa qualificar o Pré-Natal, discutindo com médicos, enfermeiras, técnicos de enfermagem, que as gestantes tenham este acesso à rede de Saúde, e o Governo do Bahia está sempre disponível para contribuir com todas as necessidades”