Na manhã desta quarta-feira, dia 7 de fevereiro, o secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, esteve em Teixeira de Freitas para uma reunião sobre o andamento da Policlínica Regional. O prefeito Temóteo Alves de Brito recepcionou o secretário e sua comitiva ainda no Aeroporto de Teixeira de Freitas e de lá seguiram até a Policlínica.
Recebido pela equipe administrativa da Policlínica e do Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Extremo Sul da Bahia (Consaúde), o secretário se reuniu com os prefeitos dos municípios que participam do Consórcio e também com os respectivos secretários de Saúde. O principal tema da reunião foi o andamento dos primeiros dois meses da unidade localizada em Teixeira de Freitas.
“A Policlínica possibilita, simultaneamente, que o paciente tenha um atendimento especializado e acesso a exames de alta complexidade, e esse objetivo tem sido cumprido nestes primeiros dias de funcionamento, estamos satisfeitos com os resultados que a Policlínica vem alcançando e esperamos que quando completar 90 dias de inauguração já tenhamos superado os desafios e alcançado mais resultados positivos”, destacou o secretário Fábio Villas-Boas.
O prefeito de Teixeira de Freitas e presidente do Consaúde, Temóteo Alves de Brito, agradeceu a presença do secretário e ressaltou a importância da reunião. “Essa visita na Policlínica do secretário e esse contato com os Prefeitos é muito importante, pois nós tivemos a oportunidade de trocar ideias que vão ser revertidas em melhora para a saúde de nossa região, faço questão de parabenizar ao secretário da Saúde e ao governador Rui Costa pelo trabalho que está realizando em nossa Policlínica e para o nosso povo do Extremo Sul”.
Outro tema debatido durante a reunião foi a inserção do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF) e da Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI) no Consaúde. “Foi criada uma comissão entre os secretários de Saúde e os prefeitos para que seja feito o estudo para identificar de que forma vamos inserir o HMTF e a UMMI para dentro do Consórcio e, assim, ampliar o atendimento e o financiamento”, explicou o secretário Fábio Villas-Boas.
Para o prefeito de Teixeira de Freitas é de grande necessidade esse debate. “Nós estamos conversando com os prefeitos, secretários e com o Governo do Estado sobre essa possibilidade, pois sabemos da importância do HMTF e da UMMI para o atendimento à população do Extremo Sul, nós esperamos contar com todos para que isto seja efetivado”, concluiu.