O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas, afirmou em entrevista ao Jornal da Manhã, da TV Bahia, que essa semana é considerada crítica, diante da possibilidade da Covid-19 infectar uma grande quantidade de pessoas em bairros pobres de Salvador. Até a manhã desta segunda-feira, a Bahia havia registrado mais de 400 casos confirmados da doença.
“Quero mandar um recado para a população. Fique em casa. Essa semana é muito importante. Vamos ter uma inclinação da curva com a entrada do vírus nas favelas de Salvador. Se tiver que sair para a rua, utilize uma máscara de pano, ceda máscaras para pessoas da sua relação. Se tiver que andar de ônibus, fazer algum encontro, não vá desprotegido. A meta é fazer com que 100% da população da Bahia, quando sair na rua, faça uso da máscara”, disse o secretário de Saúde.
Dos 401 casos registrados na Bahia, 243, ou quase 60%, foram notificados em Salvador. Além disso, sete das nove mortes decorrentes do coronavírus ocorreram na capital baiana.
Além de Salvador, Fábio Vilas-Boas mostrou preocupação com a situação de Vitória da Conquista. O prefeito da cidade, Herzem Gusmão, decidiu reabrir o comércio da cidade em esquema de rodízio. Algumas lojas abrirão as portas pela manhã, enquanto outras funcionarão no turno da tarde.
“Acho muito ruim. Liguei ontem à noite para o prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, conversei longamente com ele, tentando demover essa ideia de abrir o comércio hoje. Infelizmente ele está confiante que vai conseguir colocar máscara em 100% das pessoas que entrarem em lojas, que vai conseguir mapear 100% das pessoas com coronavírus, porque vão mapear quem estiver tossindo. Mudou o horário e funcionamento das lojas. Umas vão abrir de manhã, outras de tarde. Mas nada disso realmente acredito que vá funcionar”, disse Vilas-Boas, que ainda fez um apelo aos moradores de Conquista.
“Conclamo à população de Vitória da Conquista a continuar em casa. Não vá para lojas. Essa semana é uma das semanas mais críticas de todos os tempos na Bahia, os casos vão aumentar em velocidade muito maior. E Vitória da Conquista é um dos principais centros dispersores do coronavírus na Bahia. Mapeamos todos os fluxos e identificamos Feira de Santana, Vitória da conquista e Juazeiro como as cidades mais importantes. Portanto, se a população de Vitória da Conquista estiver me ouvindo, não vá para rua, não vá para o comércio”, falou.
Também no Jornal da Manhã, o prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, afirmou que adotou as medidas necessárias para garantir a segurança da população.
“Bom lembrar que Vitória da Conquista foi a primeira cidade da Bahia a cancelar o São João. Também suspendemos a exposição pecuária. Foi a primeira cidade a interromper as aulas nas escolas municipais, ensino secundário nas escolas privadas, universidades e faculdades. Tomamos essas decisões e Conquista tem saído na frente. A forma que encontramos que está existindo aglomeração é nos bancos, atacadões. Dividimos os seguimentos em dois blocos. Um funciona das 8 às 13h, o outro das 13h às 18h. Hoje tive a oportunidade de acompanhar, e soube inclusive, da fala de Dr. Fábio. Conversei com ele e disse que Conquista tem feito um monitoramento. Vamos exigir nesse rodízio de lojas que os lojistas utilizem máscaras”, afirmou Herzem Gusmão.
Vitória da Conquista possui quatro casos confirmados de coronavírus. A medida de reabertura de estabelecimentos comerciais do município não inclui academias de ginástica, cinemas, teatros, bares, restaurantes e salões de beleza. Atividades consideradas essenciais poderão seguir abertas independentemente do horário.
Fonte: G1BA