Secretário de Educação e Cultura convoca imprensa para coletiva e fala do São João em Teixeira

Secretário de Educação e Cultura convoca imprensa para coletiva e fala do São João em Teixeira. Foto: Lenio Cidreira/OSollo

O secretário municipal de Educação e Cultura, Hermon Freitas, convocou na manhã desta sexta-feira (18/05) a imprensa local para uma entrevista coletiva. Na pauta principal a realização do São João em Teixeira de Freitas com recursos da pasta da Cultura e a a maior parcela conquistada junto ao governo do estado. Estiveram presentes profissionais da imprensa, secretários e empresários.

O secretário Municipal de Educação e Cultura, Hermon Freitas, que, fez questão de frisar ser ele gestor dessas duas pastas e secretário interino de Esportes, disse que o principal objetivo da coletiva é esclarecer a população de Teixeira de Freitas que foi reverberada a informação de que os recursos para os festejos juninos do município, que, para ele, é um evento cultural, “o resgate da cultura de Teixeira através das festas de São João e São Pedro”, seriam oriundos da secretaria de educação, mas, ele nega. “É muito importante deixarmos claro que o recurso vem do fundo de cultura, do Departamento de Cultura”, e explica: “A Secretaria de Educação e Cultura gesta duas contas, dois recursos, recursos de educação e recurso de cultura, o recurso de cultura tem fontes independentes, todos os pagamentos serão feitos pela fonte da cultura, essa fonte da cultura existe uma das contas que são de recursos ordinários, onde através de parcerias com o prefeito, como, por exemplo, Bahiatursa, que estará disponibilizando Cem mil reais para esse evento”.

O secretário enfatiza que o valor é uma verba carimbada para cultura, “ela vem pra prefeitura, a prefeitura paga essas contas da festa através da conta da cultura,  então as contas não se misturam, não se pode usar uma verba da cultura pra educação, e não se pode usar uma verba da educação para a cultura, são gestadas de forma independente e a gente fica muito tranquilo, porque estamos tratando isso com muita responsabilidade, seriedade, até mesmo porque nós somos auditados pelo TCM e também auditados e fiscalizados pelo Ministério Público, a gente não vai fazer uma coisa errada com tanta fiscalização”, esclarece.

Entrevista coletiva à imprensa local com o secretário de Educação e Cultura Hermon Freitas

Disse ainda que o prefeito está buscando recursos, uma captação através de uma emenda parlamentar cujo valor ainda não foi definido. “Além desses recursos, haverá a ajuda de parceiros da iniciativa privada do município que estão entrando, por isso não tenho a liberdade hoje de apresentar a programação da festa, porque toda programação da festa está desenhada nos recursos que o prefeito está captando, ele está captando recursos externos para não se comprometer com recursos municipais, visando responsabilidade com o recurso público”. Quanto aos shows, disse que já está confirmado o de Amado Batista’ e outro de expressão nacional, mas, que “o Departamento de Cultura, através do Pires, já tem em sua grade várias bandas de forró regionais, locais, para que essas bandas possam tocar forró no galpão que será montado na estrutura da festa, para que se possa ouvir o som da sanfona, triângulo e a zabumba, é isso que o povo quer, ver e ouvir o pé de serra legítimo”.

E acrescentou que a festa começa no dia 23 de junho e termina no dia 30, “será uma semana de festa, não só em Teixeira, mas, pra toda região. “O prefeito faz questão que as famílias participam, estão vai ser uma festa bem família, e será no Parque de Exposição Temóteo Brito, pela segurança que traz para a comunidade, e pela estrutura que o Parque de Exposição já oferece para o povo teixeirense e da região”. Ainda segundo Hermon, o prefeito convocou o diretor de cultura, “que é o Pires, para caracterizar o sentido junino, e haverá Pau de Sebo, Corrida de Saco, Corrida de Jegue, e teremos uma rua típica, ornamentada tipicamente, com comidas típicas, onde as escolas irão participar com barracas, concurso de quadrilha junina, concurso da Rua melhor ornamentada de Teixeira de Freitas e a vitrine mais caracterizada do comércio em Teixeira de Freitas. Será uma festa pra toda cidade”, finalizou o secretário.

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui