A Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac) homenageou, na noite deste sábado (23), no auditório do Parque de Exposições Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista, cinco pessoas ligadas ao setor agropecuário e que prestaram relevantes serviços ao setor, na região. Dentre eles, o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, que recebeu placa com a citação: ” justa homenagem ao líder da agropecuária baiana, que com agilidade da juventude e firmeza da luta, é autor e ator da história do desenvolvimento da Bahia e do Brasil “.
A Coopmac realiza a cerimônia há 10 anos, como explica o presidente da instituição, Claudionor Dultra Neto. “Não fazemos a entrega desta placa simplesmente para agradar, mas para agradecer as pessoas que sempre acreditaram em nós e na exposição agropecuária do nosso município”, disse.
O secretário Eduardo Salles recebeu a homenagem e a dedicou ao seu tio, o professor e engenheiro Mário Seixas, que viveu grande parte da sua vida em Conquista e, segundo ele, foi uma pessoa muito querida por todos os conquistenses e quem o levava desde a sua infância para o município, onde Salles conheceu as primeiras fazendas de café, o que foi relevante para que anos mais tarde tomasse a decisão de cursar agronomia. “O meu tio não está mais entre nós, mas esse reconhecimento eu dedico a ele. Prêmios como este só me estimulam a cada dia buscar trabalhar mais pela agropecuária baiana que passa por um dos seus momentos mais difíceis”, destacou.
Além do secretário, também foram homenageados os empresários Antônio Roberto e Edmundo Cardoso, o sócio da Cooperativa, Uadir Bulos e a superintendente do Ministério da Agricultura na Bahia, Virgínia Hagge. Durante a solenidade, estiveram presentes deputados, prefeitos e vereadores da região, além de lideranças do setor agropecuário.
Banco do Nordeste
O secretário, ainda participou do Encontro Empresarial do Banco do Nordeste, no estande da instituição, onde foram anunciados investimentos e realizada assinaturas de contratos. O superintendente estadual do banco, Jorge Antônio Bagdêve, aproveitou para chamar a atenção para a metodologia vitoriosa do Crediamigo Mais e falou da disponibilização de recursos para produtores afetados pela estiagem.
“O Banco do Nordeste contratou R$ 450 milhões, são 70 mil produtores assistidos diretamente com o crédito, para que se conviva melhor com e efeito da estiagem. A gente sabe que não é o suficiente, mas temos um grande trabalho pela frente”, pontuou, anunciando ainda a construção de mais uma agência do BNB para Vitória da Conquista, específica para o setor empresarial.
Eduardo Salles frisou o bom relacionamento entre as instituições financeiras e os órgãos públicos em prol da agropecuária baiana e disse que “espera boas notícias para esta semana que se inicia, após reunião que aconteceu na última sexta-feira (22) entre o governador Jaques Wagner e a presidente Dilma Rousseff, em Brasília, para tratar de novas medidas para a convivência com a seca na Bahia e no Nordeste”. O secretário ainda defendeu a criação de um estande definitivo do governo do estado para a Expoconquista, como fazem diversas empresas privadas, como uma forma de gastar menos dinheiro público, uma vez que a estrutura do governo é montada todos os anos.
O diretor da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Vivaldo Mendonça mencionou o estande do governo do estado como espaço de apoio aos produtores rurais ali presentes. “Esse é um momento de negócio, de lazer, mas também de articulação, de identificação de demandas e encaminhamentos. Por isso, a Seagri e a Sedir/CAR estão aqui representadas para atender a todos os produtores”, citou.
Agenda com produtores de florestas da região
Ainda neste domingo (24), antes de retornar para Salvador, Eduardo Salles reuniu-se com representantes da Associação dos Silvicultores do Sudoeste Baiano (Assosil) que represam quase toda área de florestas plantadas na região, para ouvir as demandas referentes a este setor.
Segundo o associado Vagner Lopes Correia, a associação solicitou reunião com o secretário com o objetivo de solicitar apoio na atração de investimentos para o setor de industrias processadoras de madeira, tanto para os segmentos da movelaria como construção civil ou geração de energia. Segundo os números apresentados, os 34 mil hectares plantados já iniciaram a colheita e a região tem potencial de expansão para o plantio de 300 mil hectares de floresta, com sustentabilidade, baseando-se em estudo realizado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).
O secretário explicou que na estrutura da Secretaria existe uma Superintendência de Atração de Investimentos, que trabalha em parceria com a Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Sicm) e sinalizou que levará a demanda para que esta seja uma das prioridades deste grupo. “O eucalipto é uma cultura que aparece como mais uma opção para a agropecuária regional. Buscar alternativas para a geração de empregos e agregação de valor torna-se sempre uma meta nossa. Temos total interesse e vamos ajudar a Assosil, mas salientando que somos contra a monocultura e a favor da diversificação de culturas”, concluiu Salles, que teve a concordância e o apoio dos associados.
Imprensa Seagri – 23/03/2013 Jornalista – Lívia Lemos/ DRT 3461 Contato: (71) 3115-2794