Secretaria Municipal realiza encontro de promoção à saúde

Foto: Ascom da Secretaria de Saúde de Porto Seguro
Idosos do Arraial d´Ajuda participaram na última sexta-feira do Encontro Sobre Saúde e Bem-estar no Envelhecimento, que aconteceu no auditório do Colégio Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes. Com o tema: A Idade de ser feliz, esta é a Melhor Idade!, a iniciativa visou à promoção da saúde e da qualidade de vida dos idosos, por meio de ações de saúde, esporte, lazer, educação, cultura e principalmente cidadania.

Para este encontro, as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) do Arraial Bairro e a equipe multiprofissional do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), programaram atividades físicas e palestras abordando temas relativos a hipertensão, diabetes, alimentação e nutrição. Quem foi, pôde verificar a pressão, medir a glicemia e peso, assistir a vídeos, tomar um delicioso café da manhã e participar sorteio de brindes doados pelos empresários do comércio local.

Pela primeira vez dona Porsidônia Oliveira, de 63 anos, participou do encontro. Lá ela aprendeu como praticar corretamente atividade física: Eu sou diabética e hipertensa. Agora já sei como fazer os exercícios que vão me ajudar a ter mais saúde, explicou. Seu José Carlos Gonçalves (64) afirmou que as informações que ouviu sobre alimentação foram muito importantes. Ele aproveitou a ocasião para conhecer outras pessoas: Gostei daqui porque também fiz amigos.

De acordo com Jânio Botelho, fisioterapeuta do NASF Arraial Bairro, o objetivo deste trabalho é prevenir de doenças e ele faz parte do acompanhamento contínuo dos idosos. Funciona como incentivo para eles cuidarem melhor da saúde, afirmou. Rayana Lemos, representante da Atenção Básica do município de Porto Seguro, relatou que os idosos são assíduos às programações, que acontecem com freqüência e explica o motivo: Eles valorizam este momento de integração e sentem que são importantes, devido à atenção que recebem dos nossos profissionais, que buscam atender de acordo com as peculiaridades desta fase da vida.

Segundo Messias Boaventura, secretário de Saúde, essas ações refletem a preocupação do município em cuidar dos seus idosos: Queremos conhecer melhor os nossos idosos e oferecer a eles mais qualidade de vida. Para o Prefeito Abade, o cuidado com as pessoas de melhor idade nos faz refletir sobre a gratidão: Os nossos pais e avós merecem todo o nosso respeito. Eles lutaram – e muitos ainda lutam – para formar cidadãos e temos o dever de zelar por eles, afirmou.

Conheça melhor o NASF

O NASF é uma equipe formada por profissionais como nutricionista, psicólogo, farmacêutico, fisioterapeuta e assistente social que atuam junto a Estratégia Saúde da Família, identificando as prioridades locais, no apoio às ações de cidadania desenvolvidas nos bairros, na troca de experiências, e na educação permanente com o atendimento compartilhado. Porto Seguro tem três equipes de NASF, com sedes no Centro, Arraial Bairro e Baianão. Cada uma delas atende seis Unidades de Saúde da Família. Uma quarta equipe está sendo preparada, e irá atuar no distrito Vera Cruz.

Fonte: Ascom da Secretaria de Saúde de Porto Seguro

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui