A Secretaria de Turismo do Estado da Bahia está participando da AVISTUR em São Paulo e promovendo o lançamento de mais um produto turístico do estado, o turismo de Observação de Aves. A participação reforça a grande diversidade de atrativos turísticos na Bahia, tornando a atividade ainda mais competitiva no país e no exterior.
O “birdwatching”, termo originário, em inglês, da prática de observar aves, é uma atividade que faz parte dos segmentos turísticos desenvolvidos em meio a natureza, que permite uma conexão direta com o meio ambiente e vem apresentando altos índices de crescimento nos últimos anos. Sua prática consiste em observar aves nativas, identificá-las e fotografá-las em espaços naturais. Destacando-se como tendência mundial, a atividade conta com mais de 100 milhões de observadores de aves no mundo todo, gerando cerca de 90 bilhões de dólares por ano.
O desenvolvimento do Turismo de Observação de Aves, demanda destinos que abrigam áreas naturais bem conservadas e estes, por sua vez, prosperam, social e economicamente, através do segmento. Pousadas, restaurantes, profissionais do artesanato, agências, guias e condutores especializados são requisitados, movimentando a economia local, contribuindo com a geração de emprego e renda.
A Costa do Descobrimento, foi representada por Tatiana Paixão e também contou com representantes da RPPNs Rio do Brasil e Veracel.
Fabiola Paes Leme, Superintendente de Promoção e Serviços Turísticos da SETUR BA, está a frente do projeto e coordena a participação da Bahia na feira que contou com a presença de Léo Persi, representando a Embratur e responsável pela Promoção de Turismo de Natureza no Exterior.
Por Patrícia Martins – Coordenadora da Câmara de Turismo da Costa do Descobrimento
O evento se chama Avistar e não Avistur