Secretaria de Saúde realiza mais um treinamento para profissionais da Atenção Básica

Secretaria de Saúde realiza mais um treinamento para profissionais da Atenção Básica
Secretaria de Saúde realiza mais um treinamento para profissionais da Atenção Básica. Foto Ascom

Mais uma ação da Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas (SMS) para a capacitação profissional e humanização. O “Janeiro Roxo” é o mês de combate à hanseníase, por isso, a SMS, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), promoveu o treinamento sobre o tratamento e diagnóstico da Hanseníase, doença que possui um número significativo de casos na região Extremo Sul.

O evento aconteceu nos dias 13 e 14 de fevereiro e contou com a experiência do Dr. Herison Palma, que tem mais de 18 anos de atendimento em unidades de saúde da família, na Atenção Básica.  Os médicos, enfermeiros e fisioterapeutas da rede de atenção básica e do município receberam informações que facilitam o diagnóstico, o tratamento e a notificação dos casos de hanseníase.

Segundo o Dr.  Herison, é importantíssimo que o médico, o enfermeiro e o fisioterapeuta da unidade estejam aptos a identificar os casos. “Quanto mais rápido for o diagnóstico, mais rápido e efetivo será o tratamento. A hanseníase é uma doença que pode ser diagnosticada dentro da unidade de saúde, não depende muito de exames de laboratório”, explicou o médico.

A enfermeira que atua no bairro São Lourenço, Rogéria Lopes considera fundamental estes treinamentos. “Capacitar é ver realmente o que está acontecendo de novo e até relembrar qual é a causa da doença, os sintomas e como tratar adequadamente, porque nós estamos em constantes mudanças e, assim, a gente pode acompanhar a evolução da doenças”, disse.

O secretário de saúde, Hebert Chagas, garante que com estes treinamentos, que acontecem periodicamente, a Secretaria de Saúde, consegue levar à população um serviço de saúde cada dia melhor. “Além de valorizar o nosso profissional, com estas estratégias de capacitação, nós conseguimos dar para a população o melhor atendimento possível, de forma humanizada e eficiente”, destacou o secretário.

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