A Prefeitura Municipal de Mucuri, através da Vigilância Epidemiológica (VIEP), realizará neste sábado (30), o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe) e Campanha de Vacinação contra o Sarampo.
Segundo a supervisora técnica na VIEP na Secretaria Municipal de Saúde, Érica Lopes Ribeiro Marx, normalmente essa campanha é dividida em duas etapas respeitando o grau de risco que a doença oferece a cada público-alvo, ou seja, primeiro os idosos e crianças, em seguida os demais grupos conforme orientação dos órgãos de saúde. Assim, neste primeiro momento a vacinação acontece nas Unidades Básicas de Saúde das 8h às 17h, em Mucuri, Itabatã e Taquarinha. Devido a realidade diferente nos demais distritos, povoados e Assentamentos, as vacinas serão disponibilizadas durante a semana, no horário normal de atendimento.
Inicialmente estão sendo vacinados contra a influenza (gripe) os idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da área de saúde (todos os setores, por exemplo, dentistas, veterinários, etc.) e crianças a partir de 6 meses até menores de 5 anos acompanhadas por um responsável maior de idade.
Além desses, será ofertada a vacina contra influenza para gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
É essencial que público-alvo da campanha reconheça a vacinação contra influenza, como o principal meio de impedir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e a sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.
Para a vacina Tríplice Viral, que protege contra o Sarampo, caxumba e rubéola, independente da situação vacinal, também será administrada neste Dia D, sábado, para idosos e crianças a partir de 6 meses a menores de 5 anos. A equipe de saúde reforça que o sarampo é uma doença infecciosa e extremamente contagiosa e pode ter consequências graves. Portanto, é essencial que o cidadão procure a Unidade para receber a vacina, que é o meio mais eficiente para impedir a disseminação da Doença.
Confira os documentos necessários:
- Pessoas com 60 anos ou mais
Identidade;
Carteira do SUS;
Cartão de vacinação.
- Trabalhadores da Saúde
Identidade;
Carteira do SUS;
Cartão de vacinação;
Contracheque e/ou cédula de registro profissional ou declaração de autônomo na saúde.
- Motoristas
Comprovação de vínculo empregatício ou Carteira Nacional de Habilitação (D ou E).
- Pessoa com Deficiência/Comorbidades
A comprovação por laudo médico só é necessária para aqueles que não são acompanhados pelas Unidades de Saúde. Aos demais, apenas a receita médica já será aceita.