Secretaria de Saúde realiza ação no Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Secretaria de Saúde realiza ação no Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Foto Ascom

Para lembrar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, 24 de março, alertando a população e atuando na erradicação da doença, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Testagem e Amostragem – CTA – de Teixeira de Freitas, realiza nos dias 25 e 26 de março (segunda e terça), ações para diagnóstico e prevenção da doença.

A primeira ação aconteceu no Centro POP de Teixeira de Freitas, na manhã desta segunda-feira (25) e a segunda ação acontecerá na Praça da Bíblia, neste terça-feira (26), a partir das 7h.
A secretaria realiza, durante estas ações, busca ativa, entrega de kits de higiene pessoal e coleta de exames de baciloscopia em pessoas que vivem em situação de rua. Estas ações estão sendo realizadas em parceria com o programa Consultório na Rua, que atende pessoas em situação com vulnerabilidade em Teixeira de Freitas.
A enfermeira Ana Maria Firmino, do Centro de Referência em Tuberculose de Teixeira de Freitas, alerta que é fundamental que esta prevenção aconteça, principalmente com as pessoas em situação de rua. “O tema deste ano é exatamente este, cuidados com a saúde dos moradores de rua, e nós precisamos estar sempre alertas para as tosses que duram duas ou mais semanas.”, destacou a enfermeira.
O paciente Marcelo Gonçalves se sentiu muito bem com o atendimento da equipe da saúde. “Foi muito bom, gostei do atendimento das  enfermeiras,  e gostei muito do kit, que tem camisinha, sabonete, toalha, shampoo, escova de dente, pasta de dente.  Tá tudo ótimo”, agradeceu Marcelo.
Tosse com expectoração, cansaço, alguma febre pelo final do dia, suor à noite, emagrecimento, são alguns sintomas da tuberculose, que pode ser prevenida, em formas graves,  pela vacina BCG. Apesar de grave e mortal, o tratamento correto desta doença garante a cura ao paciente.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui