O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), no município de Guaratinga está paralisado desde a última segunda-feira, dia 06/03. De acordo com a secretaria municipal de saúde, a medida foi necessária em virtude de uma manutenção de caráter imediato na única ambulância que atende em Guaratinga.
Segundo o secretário municipal de saúde, Rodrigo Reis, a medida de paralisar temporariamente o SAMU é devido à precariedade em que o veículo foi deixado pela gestão anterior, e na época, quando não havia ambulância no hospital da cidade, além de suas atividades, o veículo do SAMU teve que servir de transporte de pacientes do hospital de Guaratinga para outros hospitais de maior porte, ocasionando uma sobre carga de uso, sem que este passasse por qualquer tipo de manutenção, comprometendo as condições do veículo.
O secretário ainda reforça informando que a medida se faz necessária, uma vez que, o veículo não apresentava mais condições de funcionamento, podendo deixar qualquer paciente “na mão”, em pleno serviço de socorro.
De acordo com o secretário, a regulação é feita pela central em Eunápolis, e ela é quem autoriza que seja feito esse tipo de transporte. Porém a partir da data da paralisação dos serviços, a central não mais atenderá as solicitações até que a situação seja resolvida no veículo.
As informações apontam ainda que, o prazo para recuperação do veículo pode chegar até 10 dias, só que o secretário garante que a população guaratinguense não ficará sem o atendimento dos serviços.