Secretaria de Saúde lança campanha de combate à hanseníase de 20 a 28 de fevereiro

Imagem: Divulgação/Ascom

Com o objetivo de combater a hanseníase, a Prefeitura de Itabela, por meio da Secretaria de Saúde, está promovendo a Campanha Sintomático de Pele, que acontecerá em todas as Unidades Básicas de Saúde da sede e distritos no período de 20 a 28 de fevereiro.

A programação da campanha conta com palestra sobre a hanseníase (transmissão, prevenção, exames e tratamento) e avaliação de manchas. Caso detectado algum caso suspeito, o paciente será encaminhado para consulta na UBS ou na Policlínica com a médica de referência para iniciar o tratamento.

Para participar da campanha, os interessados devem apresentar algum documento pessoal com foto e o cartão da família.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Pollyana Sorte, destacou que Itabela está localizada em uma região considerada endêmica, com muitos casos detectados e diagnosticados para hanseníase. “Em 2017, tivemos 58 diagnósticos de hanseníase, sendo que destes quatro eram adolescentes menores de 15 anos, em 2018 tivemos 18 casos diagnosticados, sendo dois casos infantis”, disse.

Para a secretária de Saúde, Wádla Casiano, a campanha tem o objetivo de conscientizar a população e combater a doença, que é transmitida por meio de contato próximo e prolongado de uma pessoa com um doente com hanseníase que não está sendo tratado. “Estaremos realizando a campanha, onde todas as pessoas com manchas suspeitas deverão se dirigir às UBSs mais próximas de suas casas para serem avaliadas, com objetivo de detectar e tratar precocemente os pacientes identificados com hanseníase, a fim de evitar diagnósticos tardios com possíveis incapacidades”, informou.

Confira a programação da campanha nas Unidades Básicas de Saúde

20/02 – Dia de execução da campanha na UBS Pereirão

20/02 – Dia de execução da campanha na UBS Ouro Verde

20/02 – Dia de execução da campanha na UBS Hildebrando

21/02 – Dia da execução da campanha na UBS Monte Pascoal

21/02 – Dia da execução da campanha na UBS Montinho

22/02 – Dia de execução da campanha na UBS Ubirajara Brito

26/02 – Dia de execução da campanha nas UBS Centro 3 e Antônia Ferrari (mesmo prédio)

27/02 – Dia de execução da campanha na UBS Dapezão

27/02 e 28/02- Dia da execução da campanha na UBS Jaqueira

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui