Secretaria de Saúde emite nota sobre caso do soro vencido na UMMI

Unidade Municipal Materno Infantil de Teixeira de Freitas. Foto: Elizeu Portugal/OSollo

Após matéria dOSollo “Paciente recebe soro vencido e expõe assunto nas redes sociais; UMMI não comenta o caso”, Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas emite nota sobre o caso.

Confira:

A Secretaria Municipal de Saúde vem informar ao público que está apurando as circunstâncias que desencadearam o fato narrado nas redes sociais por uma usuária da Unidade Municipal Materno Infantil, no que diz respeito à administração de soro vencido pela equipe da referida unidade.

Diante do fato, a Secretaria Municipal de Saúde, que faz um rigoroso controle de seus estoques de materiais e medicamentos antes da distribuição para todas as suas unidades de saúde e conta com uma equipe competente e aplicada neste monitoramento, ficou surpresa com o acontecido, uma vez que este item “soro” foi distribuído há meses à referida unidade de saúde, conforme controle de estoque da Secretaria Municipal de Saúde.

Estamos acionando a direção da Unidade Municipal Materno-Infantil e sua equipe, no sentido de que informe as circunstâncias em que este item se encontrava com a “data de validade vencida”, ainda no estoque da unidade. Que seja apurado junto a equipe de enfermagem as rotinas e protocolos de administração de medicamentos em pacientes. Ao mesmo tempo que informamos à diretoria administrativa da unidade que a (o) profissional que teria administrado o referido soro seja afastada das funções que envolvam administração de medicamentos a pacientes até o fim da apuração do fato denunciado.

Reafirmamos nosso compromisso com a qualidade, ética e responsabilidade para com nossos pacientes. A UMMI é uma unidade referência na cidade e região em obstetrícia e pediatria, executa mais de 4 mil atendimentos ao mês, com cerca de 450 a 600 internações ao mês. Tem um histórico de prestações de serviços de qualidade e de comprometimento da equipe.

E informamos que este fato narrado e isolado vai ser apurado junto à unidade com intuito de esclarecer e sanar os erros que forem constatados.

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui