Secretaria de Saúde de Teixeira investe na informatização no serviço dos agentes comunitários

Secretaria de Saúde de Teixeira investe na informatização no serviço dos agentes comunitários
Secretaria de Saúde de Teixeira investe na informatização no serviço dos agentes comunitários. Fotos Ascom
As equipes de saúde da família de Teixeira de Freitas já começaram a usar tablets durante o atendimento à comunidade. A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas, fez a entrega, em fevereiro deste ano, dos equipamentos para os 248 ACS e realizou o treinamento destes profissionais.
Secretaria de Saúde de Teixeira investe na informatização no serviço dos agentes comunitários
O uso da tecnologia mobile proporciona maior agilidade e qualidade ao trabalho dos ACS, que passam a ter acesso remoto à base de dados da Secretaria de Saúde. Dessa forma, eles verificam em tempo real o histórico das famílias, se há medicamentos de uso contínuo e quais as principais necessidades delas.
O secretário de saúde, Fabiano Marily, explicou que esta melhoria é fundamental para a atenção básica, que é a porta de entrada de todo o sistema de saúde do município. “ com os tablets temos mais qualidade e agilidade nas informações necessárias para que a gente possa efetivamente trabalhar o planejamento mais focado na real necessidade da população de Teixeira de Freitas.”

Segundo a enfermeira, Juliana Camata, os tablets estão facilitando muito o processo de trabalho da equipe. “A gente tem acesso agora a todos os dados do usuário. Sem contar na comodidade para os agentes comunitários de saúde, que, antigamente, carregavam muitos papeis pesados. Agora podemos ter com facilidade dados como: número de hipertensos, diabéticos, pessoas com tuberculose, gestantes, etc, consolidando as informações sobre a situação das famílias.”, explicou a enfermeira coordenadora do ESF Teixeirinha.

Os agentes de saúde também gostaram da evolução no serviço. A ACS, Raimunda Lúcia Sena, disse que a velocidade das informações e a possibilidade de os agentes serem acompanhados no dia a dia com os dados, são um diferencial. “Na prática, o tablet trouxe mais rapidez, porque uma visita que demorava de quinze a vinte minutos, hoje a gente faz bem mais rápido em até 5 minutos. Isso é melhor para o agente e melhor para o morador.”, destacou a ACS.
Antes de adotar os tablets, os agentes precisavam preencher as informações em fichas de papel manualmente e, somente quando voltassem à unidade, poderiam registrá-las no sistema. Além do retrabalho dos profissionais, essa prática poderia ocasionar possíveis inconsistências nas informações quando digitalizadas.

Com o tablet os ACS conseguem cruzar informações, identificar áreas de risco, criar mapas epidemiológicos e acompanhar de perto a situação de gestantes e doentes crônicos. Além disso, no momento da visita, é possível obter a localização geográfica do agente via GPS, facilitando o mapeamento dos pontos de cobertura das equipes. De volta à unidade de saúde com acesso à internet, as informações são automaticamente atualizadas no software e são enviadas ao e-SUS.

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