A Secretaria Municipal de Saúde de Itagimirim continua intensificando o trabalho para garantir um número reduzido no índice de infestação predial do mosquito da dengue. O resultado desse trabalho se reflete em números. O índice de infestação do ciclo de janeiro a março de 2010 caiu de 11,8 para 1,3. Estes números estão dentro dos índices considerados aceitáveis pelo Ministério da Saúde.
O trabalho realizado pela equipe da Vigilância Epidemiológica do município teve como meta otimizar os recursos disponíveis. O órgão usou de estratégias de caráter educativo com a comunidade como principal forma de prevenção e combate, além de ações intensificadoras, como visitas domiciliares, em terrenos baldios e cobertura de caixas d´água. Mesmo com o baixo índice de infestação, a equipe de endemias se dedica no campo diariamente, com vontade de trabalhar e em levar mais qualidade de vida e saúde para as comunidades, ressaltando que há muito a ser feito ainda, e que a dengue não pode ser observada somente no verão, e sim durante o ano todo.
Os agentes de endemias continuarão trabalhando no combate em prol da comunidade itagimiriense, circulando em todos os cantos da cidade, realizando tratamento, visitando e orientando a população. O Governo Novos Rumos Novos Tempos continuará unindo esforços para manter o clima de tranquilidade e controle da dengue no município, e reforça também que a participação da comunidade é de suma importância na luta ao combate ao mosquito da dengue.
Fonte: Ascom da Prefeitura de Itagimirim