Secretaria de Saúde de Guaratinga promove encontro sobre o fortalecimento do SUS no município

 

Secretaria de Saúde de Guaratinga promove encontro sobre o fortalecimento do SUS no município
Equipe da saúde do município tem sido qualificada pela administração. Foto Ascom

A Secretaria Municipal de Saúde de Guaratinga está promovendo o Encontro sobre o Fortalecimento do Sistema Único de Saúde  (SUS) no município com diversas atividades, que vão desde o dia 15 até 25 de janeiro, uma programação diversificada, voltada exclusivamente para área da saúde.

Entretanto, esse Encontro tem como público-alvo os médicos do Programa Mais Médicos, enfermeiros da ESF, coordenadores da SMS e integrantes do Conselho Municipal de Saúde (CMS). O objetivo principal é: contribuir para a compreensão e fortalecimento do SUS e a efetivação da PNAB no município.

Uma vasta programação está sendo acompanhada pelos profissionais de saúde, com dinâmicas de acolhimento, elaboração do acordo de convivência, palestras e apresentações: “Quem é o SUS?”, nova PNAB, Programa Mais Médicos, rodas de conversa, Vigilância Epidemiológica, VISAT, Controle das Endemias, conceitos do NASF, Saúde Mental e CAPS, Assistência Farmacêutica – RENAME e REMUNE, Atenção Hospitalar e seus fluxos, diretrizes da Central de Marcação e Regulação de Exames Especializados, Vigilância Sanitária, conceitos e diretrizes do SAMU, Centro de Fisioterapia fluxos e encaminhamentos, PNAN, Saúde Bucal na Atenção Básica, Sistema de Informações em Saúde e Prontuário Eletrônico, visita ao CAPS e Hospital, diagnóstico e tratamento de Hanseníase, Vigilância do óbito, Relacionamento Interpessoal, Fluxos da Esquistossomose, SINAN notificações de doenças e agravos, Treinamento teórico e pratico em testes de Sífilis, Hepatite B, Hepatite C e HIV, Qualificação do Pré-Natal  de alto risco e afecções ginecológicas, Protocolos clínicos e fluxos de encaminhamento, conhecendo o Prontuário Eletrônico e Boletim de Pronto Atendimento.

Os conteúdos estão sendo ministrados pelos facilitadores: Marcia Glayde, Nubélia, Isabela, Senadora, Jener, Jamile, Rafael Gandhi, Alisson, Josélia, Erivaldo, Oziléia, Emily Lima e Adler Gobira, pelos médicos Dr. Zaqueu, Dr. Orlando, Dr. Guilherme, Siderlândia, Coordenadores da Saúde e Técnicos em Sistemas de Informação.

Ao assumir a pasta, a nova secretária de Saúde, Siderlândia Carmos, juntamente com sua equipe, resolveu promover esse encontro, como uma forma de reciclagem e atualizações de programas de trabalho e novas ferramentas e diretrizes da Atenção Básica e o Fortalecimento do SUS.

“Hoje, a atenção primária tem sido uma prioridade do Estado Brasileiro em todos os níveis de governo. O Programa Mais Médicos tem sido muito importante para levar saúde aos pontos mais distantes do nosso território, nas áreas mais vulneráveis, onde a população mais precisa.

“O sucesso de todos nós significa população bem atendida e melhoria dos indicadores de saúde do município”, frisou Siderlândia.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui