Definido para acontecer entre os dias 16 e 29 de julho de 2018, o Recesso Escolar de meio de ano deve pausar alunos e professores em Teixeira de Freitas. Tendo em vista o período, as escolas (creches, educação infantil, ensino fundamental e EJA) não funcionarão ao público, permanecendo fechadas a fins de transferências e vista de notas até o dia 22. O retorno às aulas está previsto para o dia 30 de julho.
Segundo o Núcleo de Apoio e Acompanhamento Escolar (NAAE), “recesso escolar não pode ser entendido como férias. Apesar de ser usado como sinônimo, na prática está relacionado a momentos diferentes na vida de estudantes e, principalmente, dos professores. Sendo previsto em lei”.
Férias X Recesso escolar
A diferença entre férias e recesso escolar tem mais haver com os direitos do professor. Isso porque, no período de “folga” o docente ainda deve estar disponível à instituição, seja para resolver questões avaliativas ou para reuniões de preparação do próximo semestre. Já no final do ano ocorre as férias, e, durante este intervalo, o profissional está totalmente desligado da escola.
Outra diferença é com relação ao pagamento do professor. No recesso, o trabalhador educacional recebe o salário normalmente, isto é, com o valor líquido igual aos demais meses em que passa ensinando. Já nas férias, o professor recebe este valor mais um acréscimo de 1/3 do salário. Isso tudo sem contar que o tempo de recesso é sempre menor que o das férias.
Contudo, apesar de serem atividades diferentes, tanto as férias como o recesso escolar servem para proporcionar um descanso aos alunos e aos professores. E ambos devem ser muito bem aproveitados, pois logo após cada período desse as aulas e os trabalhos voltam com intensidade.
Ofício circular sobre o assunto: