A Secretaria da Educação do Estado (SEC) está atuando para atender as populações que tiveram perdas e prejuízos causados pelas fortes chuvas registradas em diferentes regiões da Bahia. A iniciativa integra a força-tarefa promovida pelo Governo do Estado em uma operação de emergência para auxiliar os municípios afetados.
No município de Medeiros Neto, situado no Extremo Sul do Estado, uma das áreas mais afetadas pelos temporais, a cozinha do Centro de Educação Profissional (Cetep) foi utilizada para preparar refeições para os desabrigados, nos primeiros dias das chuvas. Atualmente, para facilitar a logística, as refeições estão sendo preparadas na Escola Municipal Humberto de Alencar, situada na sede da cidade. O Cetep, em parceria com a prefeitura local, também está apoiando na produção da alimentação através da disponibilização de gêneros alimentícios, gás de cozinha e embalagens para as marmitas.
Já na Região Sul, o Colégio Estadual de Dário Meira, localizado no município de Dário Meira, está servindo de alojamento para as famílias que ficaram desabrigadas. Além disso, a SEC está investindo em reparos em mais de 50 unidades escolares que sofreram danos por conta das chuvas.
Arrecadação de alimentos
A SEC também iniciou uma campanha entre os seus servidores da sede do órgão com o objetivo de arrecadar itens, como alimentos não perecíveis, vestuários, roupas de cama, colchões, produtos de limpeza e de higiene pessoal, que serão enviados para a população mais afetada pelas chuvas.
Atualmente, 14 municípios baianos se encontram em situação de emergência. São eles: Dário Meira, Cotegipe, Ilhéus, Medeiros Neto, Ibicuí, Anagé, Muquém de São Francisco, Iguaí, Quijingue, Wanderley, Jaguaquara, Ubaíra, Saubara e Milagres.