Secretaria de Educação de Itororó capacita professores para melhor desempenho dos alunos na Prova Brasil

A Secretaria Municipal de Educação de Itororó vem realizando desde o último dia 30 de setembro oficinas de estudos e formação continuada com professores do 5º e 9º anos do ensino fundamental de toda a rede municipal de ensino.

A finalidade das oficinas, conforme esclarece a secretária de Educação, Sirlene Pereira, é discutir as matrizes que compõem a Prova Brasil e realizar estudos específicos das disciplinas de Português e Matemática: “O nosso foco é a melhoria do ensino-aprendizagem visando o melhor aproveitamento e resultados na Prova Brasil. O objetivo da Secretaria Municipal de Educação é melhorar ainda mais a qualidade da educação oferecida em Itororó e, assim, elevar os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)”.

Sirlene explicou ainda que a Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Seu o objetivo é avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes.

Em Itororó, as oficinas estão sendo realizadas na Escola Municipal Carlos Santana com os monitores Aldair Alves Silva, Ana Paula Cruz Sena, Miriam Santos Freitas e Jhonatas Silva, e o próximo encontro ocorrerá no dia de novembro de 2011.

Dia do Professor

Os professores itororoenses foram reunidos no restaurante Brilho da Brasa, onde foram homenageados pelo prefeito Adroaldo Almeida (PT) e a secretaria de educação, Sirlene Pereira. A comemoração aconteceu no ultimo dia 21 e segundo os participantes do evento, foi a maior homenagem que a classe recebeu do poder público nos 20 anos.

Os docentes da terra da carne de sol recebem uma atenção especial do poder executivo local desde que o alcaide petista assumiu o governo. Em pouco mais de 2 anos e 10 meses de governo, eles (os professores) já receberam 27% de aumento salarial, sendo que no governo passado (do PMBD), em 8 anos, foram dados 5% apenas. Além disso todos os profissionais da educação – inclusive porteiros, merendeira, zeladoras, agentes administrativos e diretores – tem acesso a cursos de reciclagem e atualizantes. Exemplo disso é que acabou de ser formada a 2ª turma do PROINFO, programa que visa socializar os professores com os novos recursos tecnológicos, e outros 100 estão cursando pedagogia na UESC (Universidade Estada de Santa Cruz), graças a uma parceria da prefeitura com a renomada instituição.

“Como diz uma canção que passa em uma peça publicitária do governo da união, ‘a base de toda conquista é o professor’. E eu posso dizer quem em meu governo o professor tem vez, ele é respeitado, coisa que não era antes. Antigamente professor para ser ouvido em Itororó tinha que ir para a porta da prefeitura bater lata. Por tanto posso desejar um feliz dia professor aos docentes itororoense por que sei que eles são felizes”, disse Adroaldo.


Fonte: Secretaria de Educação de Itororó

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui