Dezenas de pessoas participaram da Caminhada em Combate ao Trabalho Infantil realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social na manhã desta terça-feira, 12 de junho, em Teixeira de Freiras. O evento ressalta o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil e a necessidade de combater esta prática o país.
O secretário da Assistência Social, Gilberto Souza, destacou a iniciativa que é realizada em âmbito mundial e ganha destaque também em Teixeira de Freitas. “Essa campanha acontece em todo o mundo e nós não poderíamos ficar de fora pois queremos alertar a todos sobre a exploração do trabalho infantil que é crime, além disso chamamos atenção para programas sociais que tratam desta questão sem que haja danos para os jovens, queremos conscientizar todo o teixeirense sobre a necessidade de agir de acordo como a lei preconiza”.
A coordenadora dos Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) da Secretaria de Assistência Social, Lia Lima, reforçou que este combate ao trabalho infantil é realizado em rede. “Estamos reunidos em Secretaria de Assistência Social, Saúde e Educação para que em rede consigamos realizar este trabalho e aproveitamos para alertar que neste mês de junho o AEPETI está realizando diversas ações com a intenção de alertar o maior número de pessoas possível sobre este problema que ainda é uma realidade”.
Lia Lima ainda explicou que no município de Teixeira de Freitas a exploração do trabalho infantil ainda acontece com frequência. “Infelizmente, ainda é uma realidade, muitas pessoas encaram esta pratica como algo normal então nossa ação é voltada principalmente para conscientização dos danos que o trabalho infantil pode causar”.
A coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAPE) da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Risoleta Borges, ressaltou reflexão realizada nesta caminhada. “A Secretaria de Educação entra em uma parceria com o Ministério Público do Trabalho e nós participamos de formação em Salvador para aplicar algumas práticas nas escolas em Teixeira de Freitas, a função da educação é conscientizar que a criança precisa estar na escola e não trabalhando, chamamos atenção para as consequências e da importância dessa reflexão”.
A caminhada seguiu pelas ruas do centro do município e foi finalizada na Praça da Bíblia onde aconteceram diversas apresentações culturais.