Secretaria de Agricultura resolve com agilidade as demandas para Itabela 

Secretaria de Agricultura resolve com agilidade as demandas para Itabela 
Secretaria de Agricultura resolve com agilidade as demandas para Itabela. Fotos Ascom
A Prefeitura municipal de Itabela, por meio da Secretaria de Agricultura, vem trabalhando para a melhoria das estradas, beneficiando agricultores no escoamento dos produtos agrícolas.
Além das estradas, os maquinários que foram encontrados sucateados no início da gestão, precisaram passar por manutenção, exceto um trator encontrado com motor batido e a recuperação foi inviável, devido ao valor altíssimo para o município.Secretaria de Agricultura resolve com agilidade as demandas para Itabela 
Hoje, a prefeitura de itabela consegue manter atualizado a manutenção dos maquinários para que as estradas possam estar adequadas ao uso e com segurança.
De cara nova, a “antiga feira do rato” recebeu a devida atenção e melhorias, antes onde a precariedade tomava conta, com mau cheiro, alimentos expostos, sem o mínimo de conforto, tanto para comerciantes e para clientes, passou no ano de 2019 respirar novos ares.
Secretaria de Agricultura resolve com agilidade as demandas para Itabela 
Hoje, chamada de “Feira Jaime Alves Pires”, apresenta um conforto tão esperado pela população, com banheiros climatizados, energia, totalmente coberta e dentre outras melhorias. A Feira Jaime Alves Pires, que habitualmente funciona todos os domingos e recebe moradores de toda parte da cidade, oferece frutas, roupas, açougues, pastelarias e outros produtos.
A Feira tem seu espaço semanalmente disponibilizado para outros eventos e outras pastas da prefeitura, sendo usado para apresentações de palestras, atendimentos de mutirão de pacientes da secretaria saúde e projetos da secretaria de educação, igrejas, atividades culturais e outros eventos.
A Secretaria de Agricultura trabalhando em parceria com a Secretaria de Educação, iniciou em 2017 o Programa – Despertar, que visa a educação nas escolas, para o ensino fundamental 1, onde são abordados assuntos voltados ao setor produtivo agrário e educação ambiental, de uma forma educacional de fácil comunicação para as crianças.
Na parte Fundiária (Títulos de Terras) na cidade de Itabela, a Secretaria de Agricultura vem trabalhando de forma ágil, conquistou a regularização de 68 propriedades no ano de 2018, sendo elas na região do pé da serra, que abrange as associações lua nova e cabeceira do rio cariava. Esse trabalho contou com a parceria do Codesc/CDA.
Ainda no ano de 2010 foi realizada uma ação da secretaria de agricultura juntamente com o CDA, onde foram medidas 200 propriedades rurais, entre 1 a 100 hectares, que não possuíam títulos de posse da terra, e destas 200 foram entregues em 2013 54 títulos, ficando os demais títulos em processos comprobatórios perante a procuradoria geral do estado. Foi informado que todos os processos de regularização dessas posses, encontram se no CDA, com remessa a vistas da procuradoria geral do estado. Sendo assim a secretaria de agricultura municipal não tem mais realizar os processos de confecção desses títulos.
A Secretaria de Agricultura conta a parceria da ADAB – Agencia de Defesa Agropecuária da Bahia, que fica responsável emissão de GTA – guia de trânsito animal, emissão de ficha sanitária, abertura de novos cadastros, declaração de vacinas aftosa e brucelose, além de um suporte técnico nas linhas de Veterinários e Engenheiro Agrônomo.
Novos projetos estão vindo por ai e hoje a secretaria de agricultura trabalha para reforma e remodelação do Mercado Municipal, que será todo licitado pelo governo do estado, foi criado o projeto juntamente com Secretaria de Integração Institucional e foi apresentado ao Governo do Estado e sendo o mesmo autorizado, onde aguarda o processo licitatório, caberá a Prefeitura de Itabela o trabalho de Fiscalização das Obras.
Em visita a SEAGRI, a Secretaria de Agricultura foi informada que não está sendo mais doando sementes pelo estado e a respeito do Alevinos, também estão paradas as doações, por dificuldades técnicas e Administrativas e Orçamentarias, sem investimentos a serem feitas pelo Estado.
O Secretário de Agricultura, Edgar Goulart diz: ” Trabalhar com essa preocupação é amparo, tem sido uma marca da Secretaria de Agricultura, onde traz em sua trajetória nesta gestão, o comprometimento com a População e seus Distritos, e o zelo e atenção constante para aqueles que merecem toda a valorização que é os moradores das Zonas Rurais.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui