Sebrae: Seminário Café com Turismo leva dois palestrantes a cinco cidades

O evento faz parte do projeto Turismo Costa das Baleias, que foi retomado em 2019 no Extremo Sul

Alex Brito, gerente regional do Sebrae em Teixeira de Freitas. Foto: Ascom

Atendimento e inteligência no turismo foram os temas escolhidos pelo Sebrae para as palestras realizadas nos primeiros seminários Café com Turismo de 2019, que aconteceram em Prado, dia 12, Nova Viçosa, dia 13, Mucuri, também dia 13, Alcobaça, dia 14, e em Caravelas, nesta sexta-feira, dia 15. O projeto de Turismo Costa das Baleias tem como objetivo fortalecer esse setor econômico na região, trabalhando com os empreendedores e com o setor público que atua na área.

O Café com Turismo foi pensado pelo Sebrae como uma forma de trazer para cada cidade temas importantes sobre o segmento, além de sempre manter um diálogo aberto entre os participantes. “No início de 2019 já realizamos algumas ações do projeto, como a reunião com alguns atores de turismo da Costa das Baleias e uma pesquisa realizada durante o Carnaval para entender o perfil desse turista que visita a região. Agora trouxemos dois temas muito importantes para todas as cidades envolvidas e, em seguida, com o resultado da pesquisa em mãos, poderemos definir melhor as ações que são necessárias”, explica Alex Brito, gerente regional do Sebrae em Teixeira de Freitas.

Um consultor do Sebrae fez uma palestra sobre o atendimento. Gilney Lopes interagiu com os participantes e questionou o que eles consideravam um bom atendimento e o que fazia do atendimento ruim. “Temos os sete pecados do atendimento, pontos que vocês precisam trabalhar para não acontecer nos empreendimentos de vocês: apatia, demora, tratamento frio, insensibilidade, desinformação, desrespeito e ignorância. É muito importante gerenciar as expectativas do cliente, conhecer seus hábitos, atender bem e investir no pós-venda”.

O arquiteto em inteligência empresarial e consultor do Sebrae Christiano Penna também foi convidado para os seminários, palestrando sobre Inteligência no Turismo e o Turista 4.0. “O turista 4.0 está totalmente antenado nas opções, às vezes sabe mais do que o próprio hoteleiro. Hoje há excesso de informação, não falta, e é preciso estar preparado para as mudanças que estão acontecendo. Inteligência vem para entender se você está melhorando no negócio, mas para isso é preciso ter números, quantificar. Assim é possível analisar se você está indo na direção certa”.

Projeto Turismo

O projeto objetiva conseguir trabalhar as instâncias de governança dentro da Costa das Baleias. Cada município tem hoje um Conselho Municipal de Turismo, além da região ter também a Câmara de Turismo da Costa das Baleias. Todas essas organizações serão discutidas e impulsionadas, desenvolvendo esse processo de liderança nas cidades que fazem parte.

Além da cooperação, há o eixo econômico, com foco em acesso ao crédito para empreendedores e empresários. A capacitação empresarial, em suas diversas nuances, também é ponto destacado no programa. Ações como fan tours e press trips podem ser desenvolvidas, mas a agenda será realmente definida após a divulgação do resultado da pesquisa.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui