Os dados coletados irão servir como referência para ações futuras em prol do fortalecimento do turismo local durante datas comemorativas
Foto: DivulgaçãoCom o objetivo de conhecer melhor os turistas que visitaram a cidade de Porto Seguro, no Extremo Sul da Bahia, durante os festejos de São João, o Sebrae realizou a pesquisa de Demanda Atual. A ação, que deve subsidiar estrategicamente a tomada de decisões para o desenvolvimento do destino turístico, contou com o apoio da secretaria de Turismo de Porto Seguro (Sectur) e do Convention & Visitors Bureau.
Realizada pela primeira vez no São João de 2016, a pesquisa de Demanda Atual utilizou o método de entrevistas presenciais com cerca de 400 participantes, por meio da aplicação de um formulário previamente, estruturado com perguntas abertas e fechadas. Para identificar o tipo de turista e o seu comportamento, foram analisadas particularidades como escolaridade, renda, idade, procedência, últimas férias/viagens a lazer, período, meio de transporte, programação de viagem, fonte de informação, gastos, dentre outras. O levantamento desses dados será utilizado na identificação do perfil do turista que escolhe o destino Porto Seguro, que compreende ainda Arraial D’ajuda, Trancoso e Caraíva.
O gerente regional do Sebrae, Alex Brito, destaca que, através da obtenção desses dados, será possível utilizar as informações levantadas para apoiar tomadas de decisões em ações futuras no município e entidades do trade turístico. “São dados norteadores, tanto para os gestores públicos e privados quanto para empreendedores, na construção de novos projetos”, finalizou.
Esse ano o Sebrae Porto Seguro já havia realizado essa mesma pesquisa com os turistas que visitavam a cidade durante o período de Carnaval, entre 28 de fevereiro e 2 de março.