O objetivo é capacitar e fomentar a inovação nos empreendedores de cinco municípios litorâneos do Extremo Sul baiano
As belezas naturais são um grande atrativo turístico do Extremo Sul da Bahia e, consequentemente, um braço forte da economia. A Costa das Baleias consegue atrair turistas de todo o país que visitam para a região interessados não apenas na possibilidade de avistar os mamíferos entre junho e novembro, mas que são encantados pelo conjunto da obra.
Para ajudar a potencializar a possibilidade de negócios na área, o Sebrae em Teixeira de Freitas dá início, em 2019, ao programa Turismo Costa das Baleias, que engloba os municípios de Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa e Mucuri.
O gerente regional do Sebrae, Alex Brito, explica que o trabalho envolve alguns eixos importantes para a área do turismo, a começar pela cooperação. Ele afirma que a intenção é conseguir trabalhar as instâncias de governança dentro da Costa das Baleias.
“Cada município tem, hoje, um Conselho Municipal de Turismo, uma instância local, e estas são concentradas em uma Câmara de Turismo. Iremos incentivar o desenvolvimento de um processo de liderança forte nas cinco cidades que fazem parte”, afirma.
Além da cooperação, o segundo eixo é mais econômico, com foco em acesso ao crédito para empreendedores e empresários. Para isso, serão levadas até eles opções de produtos do BNDS, Desenbahia, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e outros parceiros importantes, a exemplo do Sicoob Extremo Sul, que já tem um convênio com o Sebrae em Teixeira de Freitas.
Capacitação
A capacitação empresarial, em suas diversas variantes, também é ponto destacado no programa. A pesquisa é um item importante nesse processo, já que ela mostra o perfil do turista que procura a região: quem é, de onde vem, quando vem, a sensação de estar aqui, a avaliação desse destino, entre outros quesitos. Essa pesquisa é o que ajuda a nortear outras etapas, como a capacitação e a ação de mercado.
“Iremos também aos grandes centros emissores de turistas da nossa região e falar com parceiros que são importantes pra nós, como as agências e as operadoras de turismo, aproximando ainda mais o destino a essas empresas. Outra ação são as press trips, trazendo jornalistas dos maiores e principais veículos de comunicação do país pra cá, para divulgar as ações”, completa o gerente regional.
Para finalizar, a ideia também é fazer eventos empresariais, inclusive voltados para inovação e tecnologia, já que hoje tudo é feito de forma digital. Passagens, passeios e as reservas de hotéis e restaurantes podem ser feitos online, isso facilita.
Alex ressalta que o objetivo é trazer os grandes players do mercado para dialogar com a Costa das Baleias, desmistificando essa ideia de que vender para as grandes operadoras não é interessante. “Aí entra a capacitação, para que seja possível analisar e negociar com esses grandes nomes”, finaliza.