O Sebrae deu início, na última quarta-feira (3), às ações do programa Revigora Turismo na Costa das Baleias para este ano, com a participação de 35 empresas que atuam com meios de hospedagem e alimentos e bebidas, dos municípios de Prado e Alcobaça. A iniciativa tem como foco principal o fortalecimento da competitividade dos pequenos negócios que fazem parte do setor de turismo das localidades atendidas.
Além de reuniões setoriais, os negócios participantes terão acesso a 38 horas de consultoria individualizada com especialistas. Os encontros têm como objetivo oferecer orientação para a atualização do modelo de negócio de cada empresa, com base nas novas demandas do mercado. O projeto também tem como foco consolidar, de forma estratégica, o posicionamento de cada estabelecimento, a partir de uma nova abordagem comercial.
Os objetivos do programa foram desenhados para oferecer assessoria técnica às empresas interessadas em melhorar a oferta de seus produtos e serviços, principalmente, diante dos desafios impostos pela pandemia do novo coronavirus.
Para o gerente regional do Sebrae, Alex Brito, o Programa Revigora Turismo beneficiará não só as empresas participantes, mas o destino como um todo. “Temos os objetivos de melhoria da gestão empresarial de cada negócio o que, consequentemente, trará melhoria na oferta do produto turístico da Costa das Baleias e posicionamento de cada território”, avalia.
A secretária municipal de Turismo, Cultura e Esporte de Prado, Iracema Ribeiro, reitera que o trabalho desenvolvido pelo Sebrae se tornou referência na região. “Temos certeza que, com o apoio do Sebrae, as empresas ganharão em inovação, promoção, qualificação e competitividade”, disse.
Na primeira semana do programa, dez empresas já passaram por atendimento. As primeiras impressões revelaram que questões que são contempladas na consultoria, também estão como principais pontos sensíveis nas empresas, como: Estratégia Digital, Gestão Empresarial e Sustentabilidade.
“Com a participação no programa Revigora Turismo, nossa empresa observa uma excelente oportunidade de trabalhar a diferenciação, e o fator sustentabilidade é uma ótima maneira de se alcançar ainda mais vantagem competitiva, além de contribuir com a diminuição dos impactos ambientais e melhorar o desempenho dos colaboradores”, ressalta Camila Chaves, proprietária do Belo Café de Prado e Teixeira de Freitas.