Sebrae faz mutirão da legalização no Extremo Sul

blankOs pontos de atendimento do Sebrae em Eunápolis, Teixeira de Freitas e Porto Seguro estão a todo vapor no mutirão do Empreendedor Individual, que está sendo realizado até sábado em todo o interior da Bahia. Nesse período, todas as regionais do interior vão realizar um esforço conjunto para ampliar o número de cadastros no estado.

A estratégia do mutirão foi definida em reunião realizada por meio de videoconferência no último dia 28, da qual participaram o superintendente Edival Passos, o diretor de suporte, Antonio Marcos Almeida, e os coordenadores regionais. A principal ação é a ampla divulgação em rádios, carros de som, faixas e folhetos explicativos.

Em Porto Seguro, por exemplo, a divulgação do programa foi intensificada em todos os dias da semana, em locais predeterminados. No começo da semana, por exemplo, o bairro Baianão foi o alvo do Sebrae, e durante toda a semana nesse bairro haverá um Ponto de Atendimento especial, na Secretaria de Ação Social, das 8h30 às 18h.

De acordo com o gestor do PA de Porto, Antonio Robson Pinto, o Baianão recebe tratamento diferenciado por ser o bairro mais populoso de Porto Seguro, abrigando cerca de 20 mil pessoas, que em sua maioria desenvolvem atividades ligadas ao turismo.

Na quarta-feira, 12, a divulgação maciça aconteceu em Arraial D’Ajuda; Hoje, 13, em Trancoso; na sexta, em Santa Cruz Cabrália e, no sábado, no Centro. No PA de Porto acontecem ainda palestras do Empreendedor Individual das 14 às 16h e das 16h30 às 18h30.

O Ponto de Atendimento de Teixeira de Freitas aposta na importância das parcerias locais. Uma delas já está rendendo frutos: a que foi feita com o Credibahia, que encaminha todos os seus clientes para a formalização no Sebrae. Outra grande parceira é a Secretaria de Infraestrutura e Planejamento. Todo autônomo que vai lá buscar o alvará é encaminhado para o Sebrae.

Para o mutirão foi montada uma estrutura para realização de quatro palestras diárias no auditório da ACE (8h30, 10h30, 14h e 16h). A sala multifuncional da coordenação abriga uma estrutura com quatro pontos de atendimento, onde colaboradores do Sebrae fazem os registros dos novos empreendedores individuais.

Dois carros de som estão fazendo a divulgação em locais estratégicos da cidade. Panfleteiros devidamente treinados para distribuir material informativo vão diretamente ao público-alvo, dando as primeiras informações. Segundo a gestora do PA de Teixeira, Francielle Lima, a meta é registrar 240 empreendedores individuais durante o mutirão.

Em Eunápolis o foco também está nas parcerias. CDL, Secretaria Municipal de Tributos, Vigilância Sanitária, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Credibahia e Caixa Econômica se uniram ao Sebrae para informar o maior número de pessoas possível sobre os benefícios oferecidos no Empreendedor Individual.

A divulgação intensificada com faixas e carros de som está acontecendo nos bairros onde se concentra a maior parte dos negócios informais da cidade, ou seja, Pequi, Moisés Reis, Centro, Juca Rosa e Rosa Neto. A gestora do PA de Eunápolis, Jane Silva, informou ainda que colaboradores treinados estão à disposição para prestar quaisquer informações.

Fonte: Débora Vicentini

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui