Após o deputado estadual Jânio Natal (Podemos) apresentar à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia a Indicação de número 22.480/2018, sugerindo ao Governo do Estado a ampliação de vagas para detentos no presídio de Eunápolis, a secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) informou, por meio do Ofício GAB SEAP número 114/2018, que serão construídos três minipresídios em Eunápolis, perfazendo um total de 304 novas vagas para presos.
O secretário, Nestor Duarte Neto, diz aguardar a autorização do Depen (Departamento Penitenciário Nacional) para dar início a construção de novas vagas na Bahia, com a criação de três minipresídios no Conjunto Penal de Eunápolis, que totalizam 304 vagas. Jânio Natal lembrou que na cidade a situação é tensa, devido à superlotação do presídio.
A Seap também anunciou a ampliação da Cadeia Pública de Salvador em 144 vagas; ampliação dos Conjuntos Penais de Irecê, Teixeira de Freitas e Barreiras, cada um em 128 vagas, totalizando 384 novas vagas.
O deputado, que ainda se recupera de uma cirurgia ortopédica no ombro, comemorou mais este resultado positivo do seu trabalho.
“É uma notícia muito boa para a segurança de Eunápolis e toda a região. A superlotação é uma das maiores causas de revoltas e fugas nas instituições de correção e, assim, podemos reduzir este risco. Esta nova vitória nos anima ainda mais, para continuar trabalhando pelo Extremo Sul da Bahia”, afirmou o deputado.
Por Rose Marie Galvão