Sete vezes campeões mundiais da fórmula um, um acidente em 2013 o deixou em coma. Ficou como uma estátua deitada, só podendo, talvez, piscar os olhos, não consegue fazer nenhum outro movimento.
Vê, escuta, pensa, mas não pode se mexer nem falar. E pensa, entende, tudo o que é dito em volta.
Meu pai passou por está experiência traumática. No início, saíam do seu corpo tubos, sondas, estava rodeado de fios, aparelhos, e vivia, se é que isso pode ser chamado de vida, com a ajuda de um respirador. Aprisionado em um corpo inerte. Uma mente cativa em uma armadura de carne. Tinha se trasformado nisso.
Os “mandamentos” que governavam a vida dele foram retirados, como numa cirurgia bem-sucedida, seu cérebro não funciona mais de forma tal que ele se tornou incapazes de interagir com a vida.
Do modo como vemos as coisas, tanto nosso passado, presente, quanto nosso futuro dependem daquilo por que passa pelo cérebro, um órgão de 1,5 kg. Mas, um simples passeio de esqui, e tudo desaparece, glória, dinheiro família.
Cada um de nós tem sua vida e suas horas. O ar e a luz das manhãs. As cores. A beleza, a coragem e as esperanças sumiram para o vazio do existir.
João Misael Tavares Lantyer
CI 2013413
Cel. 98844-5504
Endereço: Av. Euclides da Cunha, 663/1101, Graça
*Este artigo emite, exclusivamente, a opinião do autor