Saúde sem Fronteiras estará em Vereda, Ibirapuã e Guaratinga nesta semana

Mulheres de 50 a 69 anos poderão fazer mamografia gratuitamente

Saúde sem Fronteiras estará em Vereda, Ibirapuã e Guaratinga nesta semana
Foto: Leonardo Rattes/Ascom Sesab

Cerca de 2.500 mulheres, na faixa etária de 50 a 69 anos, dos municípios de Vereda e Ibirapuã (região de Teixeira de Freitas) e Guaratinga (região de Porto Seguro) poderão realizar mamografias, exame que detecta precocemente os casos de câncer de mama.

Esse atendimento faz parte do Saúde sem Fronteiras, estratégia do Governo do Estado, viabilizado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

Para ser atendida, a mulher deverá levar um documento de identidade (com foto), Cartão do SUS e comprovante de endereço no município. Os exames serão realizados em unidades móveis, equipadas com mamógrafos de última geração.

O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas reconhece que “o programa da Sesab transformou-se em uma das mais importantes ferramentas de acesso inicial da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. E tem como diferencial o acompanhamento necessário das mulheres com mamografias inconclusivas, proporcionando a realização de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando a integralidade do atendimento“.

Datas e locais de atendimento

Em Vereda, o atendimento começa nesta quinta-feira (12) e prossegue até o dia 14 de setembro. A unidade móvel estará estacionada na rua Odílio Alves Neto, nas proximidades da Secretaria de Assistência Social.

Já em Ibirapuã, a unidade móvel ficará de 16 a 20 de setembro, na rua José Bonifácio, na praça Geraldo Chácara.

Em Guaratinga, de 16 a 26 de setembro, a unidade móvel estará estacionada na avenida Brasil, 485, no Centro da cidade, tendo como ponto de referência a Loja Maçônica.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia.

Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui