Saúde humanizada: projeto Parabéns para você leva amor aos idosos de Mucuri

Saúde humanizada: projeto Parabéns para você leva amor aos idosos de Mucuri
Projeto ocorre na UBS 009, no centro da cidade. Fotos: Ascom

O Processo de envelhecimento, que se inicia na concepção, traz uma série de alterações na estrutura e rotina de vida do indivíduo, associados a fatores biopsicossociais e culturais, sendo o aniversário um momento ímpar e repleto de significado na vida dos indivíduos – mas, na terceira idade, por uma série de fatores, perde esta conotação.

A fim de mudar este pensamento, a Prefeitura de Mucuri, por meio da Secretaria de Saúde, implantou o projeto Parabéns para você, que, executado todos os dias, demonstra aos idosos, com o apoio dos agentes comunitários de saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro, como são importantes e o quanto suas vidas têm relevância no contexto social no qual estão inseridos, e que são lembrados!

Para a realização do projeto Parabéns pra você, os ACS realizam o levantamento dos usuários acima de 60 anos. No dia do aniversário, a equipe multiprofissional se reveza em grupos, e visita a casa do idoso com um bolinho nos moldes do “Cupcake” e um cartão de aniversário, se juntando ao idoso para cantar parabéns.

Segundo o prefeito, “o projeto parabéns pra você está proporcionando maior interação e fortalecimento do vínculo equipe-usuário, através da valorização do idoso ao compartilhar com ele uma data singular na sua vida”.

É a Saúde de Mucuri trabalhando com atenção humanizada e contínua. E os resultados são inúmeros, dentre eles, o rompimento da visão assistencialista do trabalho da equipe e maior adesão dos idosos às ações desenvolvidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui