Saudade do Velho João

Em um tempo como o nosso, em que bancos cobram taxas de empréstimo de mais de 6% ao mês, a saudade do velho João Cordeiro se torna muito maior. Seu João foi o primeiro gerente de banco em Teófilo Otoni. Assumiu a gerência do Banco Minas Gerais em 1948 e saiu em 1962, por absoluto motivo de doença. Sobre as taxas de juro, lembro-me dele, indignado, berrando contra um agiota: “Esse Zé Buck Jones é um bandido. Imagina, emprestando dinheiro a 3% ao mês”.

Velhos e bons tempos.

HÁ 50 ANOS…

Em 1962, 9 de março, nas asas de um violento AVC, seu João viajou antes do combinado. Ficou uma saudade que doi até hoje, 5 décadas após. Ele era um paizão, carinhoso, inteligente, libertário e amigo. A lembrança está guardada no lado esquerdo do peito.

Debaixo de 7 chaves.

NÃO HÁ SANTO NESSA HISTÓRIA

Dá até vontade de não tratar mais desse assunto, mas fatos novos aconteceram e fica sem jeito o silêncio. Dá-se que a desembargadora que pediu vistas do processo de afastamento do prefeito Apparecido manifestou-se. Segurou o processo e votou contra o padre. O placar saiu aquele mesmo: 6 x 0. Na Bahia, acabou-se a possibilidade de qualquer recurso nesse processo. O negócio agora é o padre tentar conseguir uma liminar no TSE, o que não é fácil. Aqui, nesse processo, não há inocentes. Há Temóteo, que quer a prefeitura para governar alguns meses, fazer melhor que o padre e ver suas chances aumentarem nas próximas eleições municipais. Há o PT, que não quer que o padre saia para que as chances de Temóteo não aumentem e há o padre, que precisa cacifar seu candidato (qual?) e que não pode deixar Temóteo ganhar.

E há Teixeira, sofredora e pronta para sofrer muito mais se acontecer o entra e sai.

E A VASSOURADA

Rapaz, o quengo desse velho escriba sofreu na boca de determinado locutor de nossas rádios. Fui chamado de babaca, meu local de trabalho foi citado: ”Como é que dão emprego a um indivíduo que passa o dia sentado, bufando na cadeira?”Nada que nos atingisse, principalmente para quem conhece esse escriba e para quem conhece a coisica que falou. Será que o rapazinho ficou bravo com a história que contei dos tapas que ele levou lá em Caravelas? E olha que não falei nome e nem sequer aprovei a agressão. ..Mais: nem contei que, depois dos tapas, a arrumadeira do hotel perguntou ao agressor o motivo das pancadas. O rapaz contou e a moça, indignada, pois gosta do prefeito, ainda cobriu a cacunda do elemento de vassouradas. Contei agora e chega.

Por desimportante, para esse escriba, o assunto morreu aqui.

ESCLARECIMENTO

Como afirma o meu amigo Carlinhos do Alerta, em cabeça de juiz ou barriga de égua a gente não sabe o que vai sair. Isso dito, um ilustre jurista dessa cidade afirmou a esse escriba que “o prefeito de Teixeira perde no TRE e ganha no TSE”. Perguntei o motivo e a resposta não demorou: há uma jurisprudência do TSE que afirma que o vice-prefeito é parte interessada em qualquer processo que atinja o chefe do executivo, pois a pena é dada aos dois. O vice deve ser ouvido, deve se defender. Mais: o vice deve ser ouvido até a data de sua diplomação. O vice Hosmário Ferreira foi ouvido um ano depois. O TSE entende que, se o vice não for ouvido até a data da diplomação, o processo está extinto. Daí, a vitória do padre no TSE, desde que a jurisprudência não seja mudada, é certa.

Há esse “se” de uma mudança de jurisprudência, que não aconteceu até agora.

MOSTRANDO O PAU

Uma decisão em caso semelhante aconteceu em Roraima no mês passado. Foi assim:

“Pedro Souza – Recurso ordinário 1696 – 77/RR

Relator: Ministro Arnaldo Versiani.

Ementa: Representação. Conduta vedada. Litisconsórcio passivo necessário.

O agente público, tido como responsável pela prática de conduta vedada, é litisconsorte passivo necessário em representação proposta contra eventuais beneficiários.

Não requerida a citação do litisconsorte passivo necessário até a data da diplomação – data final para a propositura da representação por conduta vedada-, deve o processo ser julgado extinto, em virtude da decadência.”

No caso de Teixeira, o litisconsorte passivo necessário é o vice-prefeito Hosmário Ferreira, o que, segundo o TSE, causa a extinção do processo. Essa posição do TSE não é a mesma do TRE da Bahia, que entende que o vice pode ser ouvido a qualquer momento. O problema é que o TSE é tribunal superior e suas decisões prevalecem sobre os TREs.

Como jurisprudência muda (até hoje essa ainda não mudou,) estão previstas mais cólicas para os envolvidos no processo.

UBALDINO LANÇA LÚCIO EM PORTO SEGURO

Parece que agora é definitivo: Ubaldino desistiu de lançar Roberta Caires, ex-esposa, como candidata à prefeitura em Porto Seguro. Prefere agora lançar Lúcio Pinto, irmão. Pelo menos foi o que disse em seu programa na Rádio Porto Brasil, no dia 13 de março, com a presença de Lúcio, Baiano, Uldurico e outros membros do clã. Ao declarar o irmão candidato, Ubaldino explicou, sem mais detalhes, que teria muitos problemas para registrar a própria candidatura e estava preferindo lançar Lúcio, em quem vê um perfil ideal para administrar Porto com dinamismo e competência.

Ainda são esperadas mais novidades.

DO FIM COM ASTÚCIA

As frases abaixo são de Aparicio Torelly, também conhecido como Barão de Itararé.

*A esperança é o pão sem manteiga dos desgraçados.

* Adolescência é a idade em que o garoto se recusa a acreditar que um dia ficará chato como o pai.

* Advogado, segundo Brougham, é um cavalheiro que põe os nossos bens a salvo dos nossos inimigos e os guarda para si.

* Senso de humor é o sentimento que faz você rir daquilo que o deixaria louco de raiva se acontecesse com você.

* De onde menos se espera, daí é que não sai nada.

* Dizes-me com quem andas e eu te direi se vou contigo.

* Viúva rica, com um olho chora e com o outro se explica.

* Voto deve ser rigorosamente secreto. Só assim, afinal, o eleitor não terá vergonha de votar no seu candidato.

*Banco é uma instituição que empresta dinheiro à gente se a gente apresentar provas suficientes de que não precisa de dinheiro.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui