São Pedro de Cabrália une tradição e animação

Em meio às belezas naturais de Santa Cruz Cabrália, uma festa marcada pela devoção e por shows e muitas atividades culturais. Esta é a Festa de São Pedro, que já acontece há vários anos no município, reunindo moradores e pescadores. Nos dias 28 e 29 de junho, a festa chegou a mais uma edição. Com estrutura e organização diferenciada, o evento organizado pela Prefeitura e entidades pesqueiras e realizado na Praça do Cais, superou todas as expectativas de público.

Abrindo com chave de ouro, os festejos de São Pedro, a primeira apresentação do dia 28 foi do grupo da melhor idade do CRAS, “Os Meninos e Meninas”, que dançaram músicas juninas e animaram o público. E a partir das 22 horas a festa continuou com a apresentação das bandas: Santa Cruz, Cacimba Barrenta e Planeta do Forró.

A programação cultural, do dia 29, animou os participantes durante todo o dia. O dia começou às 09 horas com Missa Campal em homenagem a São Pedro. Às 11 horas, foi realizada a Procissão Fluvial, que reuniu cerca de 10 barcos, lindamente decorados e uma chalana que levou mais de 200 pessoas. A procissão saiu do cais de Cabrália e foi até o distrito de Santo André. A Chegança, importante manifestação cultural da região, ficou responsável por carregar o andor com São Pedro, ação realizada graças ao empenho da secretária de Cultura, Comunicação e Eventos Culturais, Juana Albuquerque.

Além disso, brincadeiras com as crianças, realizada pelo Projovem, e os tradicionais Pau de Sebo e Quebra Pote animaram os pescadores e suas famílias, que fizeram questão de participar de todas as atividades. Apresentações de Recital, Quadrilha e Free Step realizada pelo grupo do PETI e Casamento na roça com o grupo Brogodó também animara à tarde. A Premiação para embarcações mais decoradas e animadas da procissão e o Arrastão do Pedrão com o Bloco do Cais encerraram as atividades diurnas.

Festa foi aprovada pela comunidade

A noite foi marcada pela presença de centenas de pessoas na área do evento, para assistir e dançar muito forró com as bandas: Pressão do Forró, Forró Chibata, Sutiã de Prata e Forró Sola de Pé. “Cabrália vive um novo tempo através de uma política de eventos que tem proporcionado o desenvolvimento da nossa terra. A Prefeitura tem trabalhado para que investimentos na cultura e no turismo possam aumentar no município ajudando no progresso regional”, concluiu Jorge Pontes, prefeito de Cabrália.

O chefe do executivo estava motivado e feliz com a participação dos barcos e dos pescadores. “É devido à força dos pescadores que essa festa ainda permanece. A categoria mostra sempre muita união. Por isso reconhecemos a importância da participação do Poder público”, declarou Pontes, que como cidadão cabraliense, doou os valores para premiação dos barcos, mil reais para o primeiro colocado, 500 reais para o segundo e 300 reais ao terceiro.

O mesmo pensa a população da cidade, que participou dos festejos, para a dona de casa Maria Conceição Brito, 65 anos, o calendário festivo de Cabrália está cada vez melhor. “O Carnaval foi muito bom, animado como nunca, o São João foi ótimo e o São Pedro deste ano, recheado de atividades foi muito legal. Precisamos de opções de lazer e agora estamos tendo”.

Já seu José dos Santos Souza, 56 anos, gostou da festa e fez questão de parabenizar a Prefeitura pelos investimentos no setor de pesca. “A festa estava muito organizada e é merecida, os pescadores merecem. O setor tem muito o que comemorar, a Prefeitura tem investido neles, com cursos, aquisição de equipamentos, estou gostando de ver”.

A Festa de São Pedro foi uma realização da Prefeitura Municipal, através das secretarias de Cultura, Turismo e da Diretoria de Pesca, com a parceria das seguintes entidades: APIP , GADAP, Colônia Z 51, COPESC, Associação de Pescadores de Santo Antônio e APTUR.


Fonte: Ascom da Prefeitura de Santa Cruz Cabrália

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui